Avanço das obras na Unidade de Saúde de Rio Marinho atrai visita da comunidade ao espaço em construção

Avanço das obras na Unidade de Saúde de Rio Marinho atrai visita da comunidade ao espaço em construção

Moradora do bairro há 55 anos, Ângela Maria Callegari Vieira elogiou o avanço das obras de construção da Unidade Básica de Saúde de Rio Marinho, localizada na esquina das ruas Guaraná com a Papa João XXIII. Ângela Maria foi uma das pessoas que acordaram cedo na segunda-feira (18/03) para visitar o local, por meio de uma iniciativa que convida moradores, lideranças e autoridades para acompanhar as intervenções realizadas pelo município.

Atualmente, sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão em construção em Vila Velha, uma delas é a do bairro Rio Marinho, que terá 711,95 m² de área construída, com oito consultórios médicos e quatro odontológicos. Investimento de mais de R$ 4,7 milhões, em parceria com o governo do Estado.

“Essa é uma reivindicação dos moradores há muitos anos. Nós temos a unidade de saúde de Jardim Marilândia para atender todo mundo, mas não é suficiente. Temos a do Vale Encantado que também não comporta todos os moradores daqui. Vai ser maravilhoso ter esta unidade de saúde aqui para atender as nossas necessidades, dos moradores antigos, idosos, que precisam ser bem assistidos”, afirmou a militar reformada Ângela Maria Callegari Vieira.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, que estava acompanhado de secretários municipais, vereadores, moradores e lideranças comunitárias, informou que para construir a nova UBS de Rio Marinho o município teve que se organizar, fazer planejamento, mostrar a necessidade de realizar a obra e captar recursos que vão auxiliar no cuidado das pessoas.

“Essa obra vai atender mais de 20 mil pessoas nesta região e desafogar as Unidades Básicas de Saúde de Vale Encantado e de Jardim Marilândia. É mais uma obra importante que vai fortalecer o Sistema Único de Saúde, o SUS. Vila Velha tinha 18 UBSs para atender uma população de 500 mil habitantes. Nosso desafio era grande: ampliar o acesso da nossa gente aos serviços públicos de saúde. Hoje, o município tem 22 unidades e, até o final da gestão, serão 29. Investimentos que somam mais de R$ 35 milhões só com a construção das sete novas unidades de saúde. Em parceria com o nosso governador Renato Casagrande, estamos levando dignidade para a população, garantido acesso a serviços de qualidade para quem mais precisa”, destacou Arnaldinho.

Entregas

Entre as várias entregas feitas pela atual gestão na área da saúde, o prefeito listou as três Unidades Básicas de Saúde – São Torquato, Divino Espírito Santo e Ataíde; a Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra, a UPA Zilda Arns, na Grande Terra Vermelha; e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva, o Caps Jabaeté, inaugurado em julho de 2023, com seis consultórios para atendimento de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

Luiz Alberto Costa de Souza acompanhou a visita do prefeito, dentro da iniciativa chamada Café na Obra. Residente em Morada da Barra há 26 anos, Luiz é um dos 10 operários que estão trabalhando nas obras da UBS de Rio Marinho. Ele conversou com Arnaldinho e disse que está feliz em trabalhar na construção que, após ficar pronta, vai transformar para melhor a vida dos moradores do bairro e região.

“Aqui está todo mundo se unindo cada vez mais para essa obra evoluir. Ficamos felizes por fazer parte da unidade de saúde de Rio Marinho e pela construção também da UBS na nossa região, em Morada da Barra”, ressaltou.

Atendimentos

Atualmente, os moradores do bairro Rio Marinho precisam se deslocar até a Unidade de Saúde de Jardim Marilândia ou de Vale Encantado para ter atendimento médico.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da futura unidade de saúde, que comportará atendimentos mais humanizados e com estrutura física grande e confortável.

“Uma obra que vai trazer mais dignidade para as pessoas que moram no bairro, que tanto esperam que a saúde pública chegue até elas. Essa é uma das sete unidades de saúde que estamos construindo. Em Rio Marinho, a unidade de saúde vai atender 20 mil pessoas do bairro. É o SUS chegando onde as pessoas estão. O prefeito Arnaldinho está fazendo a diferença no município e diminuindo as desigualdades, os vazios assistenciais que ainda existem. Estamos avançando e vencendo porque temos planejamento”, afirmou.

A secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, reforçou que a gestão trabalha com muito planejamento para ampliar e fortalecer o acesso da população aos serviços públicos de saúde.

“A Unidade Básica de Saúde de Rio Marinho foi a última das sete a iniciar a obra. A ordem de serviço foi dada em agosto do ano passado e já estamos com 40% dessa obra concluída, cumprindo o cronograma contratual. Tivemos um período de chuvas incessantes, de dezembro até o final de fevereiro deste ano, que atrapalhou muito o andamento das nossas obras, atrasando um pouco o nosso cronograma. Vamos entregar as sete unidades de saúde, abrindo a porta do SUS, que hoje está estrangulada. Planejamento é isso, é ampliar as portas para que as comunidades sejam melhor atendidas”, disse Menara.

Depois de visitar as obras da Unidade de Saúde de Rio Marinho, o prefeito e sua comitiva percorreram as UBS em construção em Riviera da Barra, Morada da Barra, Jabaeté, Praia das Gaivotas e Novo México.

As sete unidades de saúde em construção:

– Unidade de Saúde de Rio Marinho
– Unidade de Saúde de Morada da Barra
– Unidade de Saúde de Riviera da Barra
– Unidade de Saúde de Jabaeté
– Unidade de Saúde de Praia das Gaivotas
– Unidade de Saúde de Novo México
– Unidade de Saúde de Paul

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.