Audiência pública vai aprovar Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha

Audiência pública vai aprovar Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha

Depois de mais de um ano de trabalho, visita técnica e realizações de oficinas e consultas públicas, a Prefeitura vai aprovar o Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha, que visa potencializar a gestão urbana e ambiental, garantindo o desenvolvimento sustentável dos 32 quilômetros de orla do município.

No dia 7 de maio, às 16 horas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade da Prefeitura de Vila Velha promoverá uma audiência pública para apresentar a versão final do plano, aprovada por órgãos federal e estadual, e discutida com a sociedade canela-verde.

A audiência pública será realizada no auditório da sede da prefeitura, em Coqueiral de Itaparica, e transmitida ao vivo pelo canal do município no YouTube (https://www.youtube.com/@PrefVilaVelha).

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Peixoto Miguel, explicou que a audiência pública é a fase final de todo o processo que vai consolidar o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) canela-verde. Após a apresentação, o plano será publicado para começar a ser implementado.

“A audiência pública é a última etapa a ser cumprida para a implantação do Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha. O município, com muita transparência, planejamento e ouvindo os diferentes segmentos da sociedade e órgãos governamentais, dando conhecimento também aos munícipes sobre o que estava sendo debatido, elaborou o PGI, que será apresentado às autoridades e aos participantes da audiência pública, validando, assim, mais de um ano de amplo trabalho. O PGI contempla toda a cadeia produtiva do setor, além de focar na preservação ambiental”, ressaltou Adriana Miguel.

Os 32 quilômetros de orla de Vila Velha contemplam 17 praias e a gestão desses espaços públicos é regulamentada pela Lei Federal nº 13.240 de 2015. Em 2017, a Prefeitura de Vila Velha assinou o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP), junto à Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES), que estabelece, entre as obrigatoriedades, a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI).

O PGI de Vila Velha é um instrumento de gestão urbana e ambiental que foi elaborado com participação popular, por meio de oficinas de planejamento participativo realizadas em duas etapas, em julho e setembro de 2022.

Importante destacar que nas duas Etapas da Oficina de Planejamento em Vila Velha, o Projeto Orla foi acompanhado por representantes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e da Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES), bem como por integrantes do Ministério do Turismo, por meio do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”.

Representantes da sociedade organizada se reuniram e trabalharam junto a profissionais especializados em busca de soluções para os problemas identificados, com o objetivo de evidenciar os potenciais da Orla de Vila Velha, dando origem ao plano que o município disponibilizou no site da prefeitura para a consulta pública, no período de 23 de fevereiro até 25 de março de 2024, quando os munícipes puderam contribuir com críticas e sugestões que embasaram as decisões técnicas.

A atuação desenvolvida trata-se de uma ação governamental transversal com o intuito de compatibilizar as políticas econômica, urbana, patrimonial e ambiental, por meio da gestão costeira integrada no âmbito municipal.

 

Fonte: Prefeitura de Vila Velha