​Audiência pública apresenta Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha

​Audiência pública apresenta Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha

Uma importante audiência pública marcou a apresentação do Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha, um marco na promoção da sustentabilidade e na valorização do patrimônio natural e cultural do município. O evento foi realizado nessa terça-feira (8), no auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, e de forma remota através do site da PMVV.

Mas afinal, o que é esse plano e como ele foi construído? O Plano de Gestão Integrada é um documento estratégico que define as diretrizes e as ações necessárias para garantir a gestão sustentável das áreas costeiras de Vila Velha. Sua construção foi pautada em um processo participativo, envolvendo a colaboração de diversos atores, como moradores locais, órgãos públicos, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil.

Uma das etapas desse processo foi a divisão das áreas de orla, levando em consideração suas características paisagísticas, biológicas e culturais, resultando na definição de seis Unidades de Planejamento (UP) distintas.

As unidades são as seguintes: Da Segunda Ponte até o Clube Libanês (UP1 e UP2) compreende um trecho único. Do Clube Libanês até o final do calçadão de Itaparica (incluindo Ilhas) (UP3) é dividido em cinco trechos. Do final do calçadão de Itaparica até o Morro da Concha (Parque Natural Municipal de Jacarenema) (UP4) é dividido em três trechos. Do Morro da Concha até o início do Bairro Ponta da Fruta (Matinha de Interlagos) (UP5) é dividido em cinco trechos. Da Matinha de Interlagos até o final da Nova Ponta da Fruta (incluindo Ilha) (UP6) é dividido em quatro trechos.

A importância do Plano de Gestão Integrada da Orla de Vila Velha reside na sua capacidade de promover a integração de políticas públicas, a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. Ao estabelecer diretrizes claras e metas concretas, o plano visa garantir a proteção dos ecossistemas costeiros, a promoção do turismo responsável e a melhoria da qualidade de vida da população local.

De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, o planejamento traz para o município a capacidade de ordenar a orla, com regras definidas, podendo assim realizar o desenvolvimento sustentável de todo litoral da cidade.

“As diretrizes construídas em conjunto com a sociedade representam um importante instrumento para a promoção da sustentabilidade costeira em Vila Velha, refletindo o compromisso do município com a preservação do patrimônio natural e cultural, e com o bem-estar das gerações presentes e futuras. Nos dá a oportunidade de estabelecer ordenamento em conjunto para que o litoral da cidade seja organizado e ainda mais atrativo”, explicou Arnaldinho.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Peixoto, disse que as próximas etapas, ja consolidam o plano com as contribuições dos mais diversos segmentos, entregues a sociedade.

“Após a apresentação em audiência pública, os próximos passos incluem a consolidação das contribuições recebidas, a finalização do documento com base nas discussões realizadas e a implementação das ações propostas. O engajamento contínuo da sociedade civil, a fiscalização ativa e o monitoramento constante serão fundamentais para o sucesso e a efetividade do Plano”, comentou Adriana.

 

Fonte: Prefeitura de Vila Velha