Assistência Social lança Programa de Apadrinhamento Afetivo

Assistência Social lança Programa de Apadrinhamento Afetivo

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha, com o apoio do Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMCAVV), lança, nesta terça-feira (23), o Programa de Apadrinhamento Afetivo para crianças e adolescentes em serviços de acolhimento institucional.

O programa que contempla modalidades como “apadrinhamento afetivo”, “apadrinhamento financeiro”, “apadrinhamento de serviço” visa atender a crianças e a adolescentes de 7 a 17 anos, que estão em fase de reintegração familiar ou inserção em lares substitutos, a fim de promover vínculos afetivos e experiências familiares e comunitárias.

O apadrinhamento caracteriza-se pela dedicação de tempo e afeto ao apadrinhado, com visitas regulares, acompanhamento escolar, atividades de lazer, participação em datas comemorativas, entre outras ações que promovam vínculo afetivo por meio das visitas regulares à Instituição de Acolhimento. Caberá ao padrinho buscar a criança/adolescente para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia.

Podem fazer parte do serviço Apadrinhamento Afetivo as pessoas com mais 25 anos, mediante ao atendimento dos requisitos necessários do programa. A seleção será feita pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, após analisar a documentação, o cadastro e as entrevistas.  O período de inscrição para o programa será divulgado em breve.

“O Programa de Apadrinhamento Afetivo surge como uma estratégia para fortalecer os vínculos significativos, afetivos e de cuidado, proporcionando experiências que reforcem a autoestima, segurança emocional e o senso de pertencimento desses crianças e adolescentes”, destaca a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha