Assistência Social: CRAS retoma atividades de grupo no município

Assistência Social: CRAS retoma atividades de grupo no município

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, retomou na última semana as atividades do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), nos CRAS do município.

O serviço estava suspenso desde março de 2020, devido à pandemia da Covid-19, por se tratar de uma atividade coletiva. Diante do atual mapa de risco, em que o munícipio está classificado como risco baixo, as atividades tanto do PAIF como do Serviço de Convivência estão sendo retomadas de forma gradativa, respeitando os protocolos.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é um equipamento que oferece serviços primários de atenção à família, dentro da política de Assistência Social no município de Vila Velha. Dentre os serviços e programas oferecidos, o principal deles é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família)

De acordo com Joana Miranda Eleuterio, referência da proteção social básica da Semas, o serviço tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

“Esse momento de troca de informações e experiências é de grande importância para a superação da vulnerabilidade das famílias atendidas, pois é no coletivo que elas se percebem enquanto sujeitos de direitos, trocam experiências e se fortalecem enquanto cidadãos, através das informações compartilhadas no grupo,” disse a assistente social.

E para complementar, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Grupos (SCFV) trabalha de forma a prevenir violações de direitos, violência e outras situações, sobretudo com crianças, adolescentes e pessoas idosas, desenvolvendo atividades coletivas com os grupos do SCFV, destacando-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas.

 

Reprodução: PMVV