Arte do painel na Alça da Terceira Ponte segue conforme o cronograma
Inspirado por projetos como Wynwood Walls, em Miami, e o Street Art Museum, em São Petersburgo, o projeto “Vila Velha Ontem, Hoje e Sempre” está transformando a alça da Terceira Ponte (viaduto Theodorico Ferraço) em uma galeria de arte a céu aberto. Realizado pelo Estúdio Medusa e idealizado pela Locomotipo, o mural celebra a história e a cultura de Vila Velha.
A execução do projeto começou em 17 de maio com a limpeza do local. Entre os dias 21 e 22 de maio, foi aplicado o fundo preparador, seguido pela marcação do grid no dia 22. No dia 23, iniciou-se a marcação da arte e a pintura do painel, que ainda está em andamento. Metade do mural deve ser concluída até quarta-feira (12) da próxima semana. A pintura da outra metade da parede está prevista para começar em 18 de junho, com término estimado para 30 de junho, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
A obra está sendo realizada por artistas que trabalham cinco dias por semana, durante oito horas diárias, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança. Além da intervenção artística, o projeto inclui a criação de um hotsite e um vídeo documentando todo o processo de criação.
“A arte urbana, realizada em linguagem de Pintura Mural, adota um estilo dinâmico e moderno, mesclando diferentes técnicas para representar a diversidade cultural local”, conta Paulo Gustavo, artista da Locomotipo, que junto com Alex Furtado e Filipe Motta assinam a arte.
Com cores vibrantes e marcantes, a obra pretende cativar moradores e visitantes, que poderão apreciar essa nova atração turística situada estrategicamente para dar as boas-vindas a quem está chegando à cidade canela-verde pela ponte.
“O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e a Prefeitura de Vila Velha está dando todo o suporte para que seja realizado um trabalho com seriedade e principalmente segurança. Foram realizadas inúmeras visitas técnicas envolvendo artistas, técnicos da prefeitura e produtores com o propósito de trazer este conceito de arte a céu aberto para deleite da população”, conclui a produtora do projeto e diretora geral do Estúdio Medusa, Vanessa Yee.
“Vila Velha foi o primeiro município a divulgar o resultado e realizar as assinaturas dos Termo de Execução Cultural da LPG no Estado. E também é a primeira cidade onde os projetos já estão em execução”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
Interdição no trânsito
Para a realização do projeto, a alça da Terceira Ponte está com o trânsito parcialmente interditado. Uma das faixas da via precisou ser interditada para trazer mais segurança aos artistas durante a execução do painel a céu aberto. O trânsito segue em duas faixas e a previsão é que seja liberado em 30 dias.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.