Arnaldinho Borgo recebe convite para se filiar ao União Progressista

Arnaldinho Borgo recebe convite para se filiar ao União Progressista

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, pode estar prestes a definir um novo partido para sua trajetória política. Desde que deixou o Podemos, em março, o gestor tem buscado uma sigla que lhe ofereça condições de disputar o Governo do Estado em 2026. O Progressistas – que agora integra a federação União Progressista com o União Brasil – sinalizou abertura para recebê-lo.

O convite partiu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, e foi confirmado pelo presidente estadual do União Progressista, deputado federal Da Vitória. Arnaldinho e Da Vitória têm encontro marcado para esta quarta-feira (27), em Brasília.

O movimento ocorre após recentes articulações políticas no grupo inicialmente ligado ao governador Renato Casagrande (PSB). Entre elas, a reunião entre o líder do PDT no Estado, Sérgio Vidigal, e o ex-governador Paulo Hartung (PSD), além do apoio conquistado por Euclério Sampaio (MDB), prefeito de Cariacica, junto às principais lideranças evangélicas para sua pré-candidatura ao Senado em 2026.

Segundo Da Vitória, a federação tem peso político suficiente para disputar protagonismo nas próximas eleições. “A eleição de 2026 no Espírito Santo e no Brasil passa pelo União Progressista, que tem 1.400 prefeitos no Brasil, sendo 7 capitais e 13 prefeitos no estado, 12.450 vereadores, 6 governadores, 109 deputados federais, 14 senadores e 4 ministros. Nós preferimos o caminho do diálogo porque pensamos no Espírito Santo. Mas, se não houver uma conversa do tamanho da federação, temos condições de lançar candidatos para todos os cargos em disputa”, afirmou.