Agendamento online de vacinação contra a Covid-19 está disponível para trabalhadores da saúde

Agendamento online de vacinação contra a Covid-19 está disponível para trabalhadores da saúde

O agendamento online para a Campanha de Imunização contra a Covid-19 tem sido um verdadeiro sucesso. Em pouco mais de uma semana do seu lançamento, dia 3 de fevereiro, 2.331 pessoas já foram agendadas.
A plataforma iniciou com as agendas para os trabalhadores da saúde acima de 60 anos e depois para os idosos com 90 anos ou mais. Na semana passada, os trabalhadores da saúde em geral também foram inseridos no sistema. Assim, todos os profissionais dessa categoria poderão realizar os agendamentos das vacinas, com hora e local marcado, sem filas e aglomerações.

A Prefeitura de Vila Velha recebeu, até o momento, 15.965 doses e imunizou 11.231 pessoas. As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde. À medida em que as doses chegam ao município, novas vagas para agendamento são inseridas no sistema.

Trabalhadores da saúde que podem receber as vacinas

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

De acordo com o Informe Técnico do Ministério da Saúde, são considerados trabalhadores da saúde e poderão receber as doses da vacina contra a Covid -19 o seguinte público:

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros (aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviço direto de assistência à saúde das pessoas); aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Comprovação

Como documento comprobatório para vacinação dos profissionais/trabalhadores da saúde deverá ser apresentado um dos documentos: crachá; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho e/ou carteira do conselho de classe.

Fonte: Reprodução PMVV

Foto: Reprodução