Abertura do calendário legislativo promove encontro entre Poderes e instituições
Com um plenário lotado de deputados, chefes de Poder e autoridades, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) abriu nesta segunda-feira (2) os trabalhos legislativos de 2026. A sessão solene de instalação e inauguração dos trabalhos do último ano da 20ª Legislatura da Ales foi comandada pelo presidente, deputado Marcelo Santos (União), ladeado pelo governador Renato Casagrande (PSB), pelo vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e por todos os deputados membros da Mesa Diretora.
Também compuseram a mesa: a presidente do Tribunal de Justiça do ES (TJES), desembargadora Janete Vargas Simões; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Francisco Martínez Berdeal; o presidente do Tribunal de Contas Estadual (TCEES), conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti; e o defensor público-geral do ES, Vinicius Chaves de Araujo.
Já representando prefeitos e vereadores, estavam na mesa o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, e a vereadora de Vila Velha Patrícia Crizanto. O Procurador da República no ES, Vinicius Cabele, o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; a presidente da OAB-ES, Érica Neves; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Namir Souza Filho também estavam na mesa principal.
Confiança da sociedade
Após discurso do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, apontando os desafios de 2026 para o ES, a presidente do TJES, desembargadora Janete Vargas Simões, foi à tribuna destacar a importância do Poder Legislativo como posição central na arquitetura do Estado Democrático de Direito.
“Esta sessão transcende o rito constitucional e se projeta como afirmação do compromisso republicano com a democracia, a legalidade e a confiança da sociedade em suas instituições. Neste espaço que a sociedade tem representatividade, escuta ativa, se constrói as leis e se fiscaliza os atos do poder público”, refletiu a desembargadora.

Janete Vargas Simões lembrou que recentes episódios nacionais abalam a credibilidade de instituições públicas, o que traz mais responsabilidade de cada ente pelo interesse público.
“Este compromisso se torna ainda mais relevante em ano eleitoral, exigindo do legislador, elevada consciência institucional, previsibilidade, equilíbrio e responsabilidade histórica, pilares sobre os quais estão assentadas, com certeza, as decisões desta Casa de Leis”, asseverou.
Por fim, enfatizou que o Poder Judiciário valoriza a harmonia e a independência entre os Poderes, o que fortaleceria um diálogo construtivo. “É nessa convergência de esforços que avançamos na promoção da justiça social e da cidadania”.
Na sequência da autoridade do Judiciário, quem discursou foi o chefe do Poder Executivo. O governador Renato Casagrande (PSB) enalteceu que o “segredo” do Estado do Espírito Santo está na capacidade do convívio. Casagrande fez um discurso sobre a importância do diálogo e da humildade para a defesa da democracia, em um momento marcado por desafios em um mundo cada vez mais polarizado e marcado pela violência política.
Fonte: Ales
Foto: Kamyla Passos

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.




