Banda na Escola: projeto retoma apresentações em Vila Velha

Banda na Escola: projeto retoma apresentações em Vila Velha

Na última segunda-feira (7), o projeto Banda na Escola, parceria da Prefeitura de Vila Velha e do 38º Batalhão de Infantaria, retornou com as apresentações. O evento de abertura aconteceu na UMEF Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), em Soteco.

Este ano, a previsão é que a banda se apresente em 36 escolas, o dobro do ano passado. Outra novidade para 2022 é que as apresentações vão acontecer também nos turnos vespertino e noturno, além do matutino.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Simões, esteve presente na abertura e ressaltou as expectativas do projeto para este ano: “Esse é um projeto de sucesso na nossa rede e voltar com ele em 2022, contemplando mais escolas, é uma realização. Vamos conseguir levar para mais alunos a beleza da cultura musical”, disse.

As apresentações do Banda na Escola são semanais e, além do concerto musical, também é explicado para os alunos sobre os instrumentos, os sons e a importância de cada um deles na música.

“Nos sentimos felizes e lisonjeados de fazer parte desse projeto. Estamos estreitando os laços do Exército com a comunidade e estamos mais próximos das escolas municipais, levando a música e a alegria para perto dos alunos”, discursou o Comandante do 38º BI, tenente-coronel Rodrigo Penalva.

O Projeto Banda na Escola

O Banda na Escola é um projeto nacional e, em Vila Velha, é uma referência para outras cidades. Ele existe no município desde 2013. O objetivo é proporcionar a cultura musical e o conhecimento sobre os instrumentos para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A gerente de Projetos Especiais e Eventos, Michela Xistuli, é a responsável na Secretaria Municipal de Educação pelo Banda na Escola. Ela coordena desde o início do projeto, há nove anos: “A cada ano estamos expandindo o projeto e estar à frente é uma experiência ímpar. Ver a alegria e a transformação das crianças em estar próximo do Exército em um momento tão lúdico e mágico nos comprova que estamos no caminho certo.”

 

 

 

 

Reprodução: PMVV