Alunos de Vila Velha participam de palestra do Procon sobre consumo consciente

Alunos de Vila Velha participam de palestra do Procon sobre consumo consciente

 

Nesta quarta-feira (14), às 14h, os alunos da Umefti Reverendo Antônio da Silva Cosmo (Escola Parque), localizada no bairro Jardim Colorado, vão participar de uma palestra especial sobre educação financeira e consumo consciente, intitulada “Jovem Consumidor Consciente”.

A exposição será interativa e ficará a cargo do advogado Moisés Penha (superintendente do Procon Vila Velha) e da economista Karina Bueno, que também integra a equipe do órgão de proteção e defesa dos consumidores.

Durante o evento – que contará com a participação de Carla Cabidel (secretária de Educação de Vila Velha) e Everaldo Colodetti (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico) –, os estudantes terão acesso a dicas práticas de controle financeiro e também receberão orientações sobre a importância de desenvolver hábitos de consumo saudáveis, desde a infância.

A palestra abordará, ainda, temas como planejamento de gastos, uso responsável do dinheiro e a necessidade de reflexão sobre a real necessidade de determinadas compras.

“É importante que nossas crianças e adolescentes aprendam a priorizar gastos e a economizar, para multiplicar aquilo que têm. Por isso, eu sempre pergunto: ‘Você realmente precisa disso que quer comprar?’ Os alunos, em sua maioria, fazem uma avaliação consciente sobre o impulso que os levam a consumir e começam a racionalizar as despesas, agindo de forma mais responsável”, assinala Karina Bueno.

De acordo com Moisés Penha, este ciclo de palestras – que começou em março, na Umef João Calmon, em Parque das Gaivotas – vai prosseguir ao longo do ano, em outras escolas municipais. Ele destaca que o objetivo da ação é formar uma geração mais consciente e preparada para os desafios financeiros da vida adulta.

“Este projeto educativo faz parte de um esforço contínuo do Procon Vila Velha, para incentivar o consumo responsável e contribuir para uma sociedade financeiramente mais equilibrada e próspera. Para os estudantes, a palestra acrescenta uma nova perspectiva sobre o uso do dinheiro. E isso é muito importante para a sua formação”, explica o superintendente do Procon Vila Velha.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, a iniciativa representa uma política pública estratégica implementada pela gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, que vem gerando impacto positivo direto no futuro das famílias de Vila Velha.

“Essa ação do nosso Procon reforça o papel do poder público de Vila Velha como agente de transformação. Educação financeira nas escolas é uma política pública inteligente, que gera benefícios reais na vida dos alunos municipais”, garante Colodetti.