Fabuloso Convento da Penha

Fabuloso Convento da Penha

O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558, a mando de frei Pedro Palácios.

Veja a localização abaixo:

A história do convento começa em 1558, quando chega à atual Prainha frei Pedro Palácios, natural de Medina do Rioseco, próximo a Salamanca na Espanha. Palácios foi, alguns anos mais tarde, encarregado da construção de uma ermida no alto do morro da Penha, tendo encomendado de Lisboa uma imagem de Nossa Senhora, que daria origem ao culto à Nossa Senhora da Penha.

A pequena ermida foi erguida e expandida aos poucos até se transformar no Convento da Penha, hoje o monumento religioso mais importante da arquitetura capixaba.

Especula-se que frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento, onde era mantido um quadro de Nossa Senhora dos Prazeres (ou Nossa Senhora das Alegrias em português moderno) que ele trouxera de Portugal.

A composição desapareceu três vezes e em todas as ocasiões fora encontrado no alto do morro onde está construído o convento.

Segundo o escritor e historiador Francisco Aurélio, foi o povo que deu esse nome, por causa da localização da igreja: Penha significa pedra, rochedo. “O povo dizia: vamos lá na igreja que fica na penha. Aí ficou Nossa Senhora da Penha”, contou Aurélio.