​Vila Velha: melhor cidade para empreender

​Vila Velha: melhor cidade para empreender

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Finanças, divulgou um balanço do quantitativo de Cadastro Mobiliário, realizado de janeiro a junho 2021. Este cadastro registra as pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades econômicas ou sociais no município, abrangendo as áreas urbana e rural, bem como todos os administradores que precisam de alvará de funcionamento.

No primeiro semestre, foram abertas 11.566 novas empresas, emitidas 1.500.000 notas fiscais eletrônicas, realizadas 188.154 alterações cadastrais e registrados 41.000 usuários de nota fiscal. Os principais bairros, que concentram o setor produtivo com empreendimentos que geram impostos para o poder público investir em ações e serviços para a população canela-verde são: Praia da Costa, Centro, Glória, Jockey de Itaparica, São Torquato, Nossa Senhora da Penha, Divino Espírito Santo, Ilha das Flores e Polo Empresarial de Novo México.

O segmento empresarial fornece diversas atividades, dentre elas a fabricação de produtos derivados de cacau, extração de petróleo, armazéns gerais, serviços combinados de escritório e apoio, plano de saúde, atividades de despachantes aduaneiros, atividades de atendimento hospitalar, operador portuário, captação, tratamento e distribuição de água, caixas econômicas, bancos múltiplos com carteira comercial, comércio varejista, agências de publicidade, organização logística de transporte de carga, serviço administrativo de obras e muitos outros.

Recadastramento

O recadastramento dos contribuintes inscritos no cadastro mobiliário do município se faz necessário, para manter os dados atualizados e garantir que toda comunicação feita pela Prefeitura chegue ao destinatário correto. O prazo para efetuar o recadastramento é até o dia 31 de agosto de 2021.

Faça a atualização de seus dados cadastrais. Veja o passo o passo clicando AQUI.

Documentos necessários para o recadastramento:

PESSOA JURÍDICA:

Cartão CNPJ
Contrato social
Documentação dos sócios (RG e comprovante de residência);

PESSOA FÍSICA:
CPF
Comprovante de endereço.

Em caso de dúvidas ou informações, o responsável poderá entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Empreendedor On-line

O empreendedor online é um canal que surgiu para agilizar a vida dos contribuintes de Vila Velha que querem ter o próprio negócio.

As solicitações de inscrição e alteração de autônomo (pessoa física), MEI e demais empresas podem ser feitas virtualmente, exceto para empresas constituídas e alteradas pela Junta Comercial por meio do sistema “Simplifica”, pois as informações são integradas automaticamente no banco de dados da Prefeitura.

Com a inscrição gerada, o contribuinte estará apto para emissão de notas fiscais de serviços.

Em relação à baixa de inscrição mobiliária, as informações também estão sendo sincronizadas no sistema da Prefeitura, para as empresas que realizaram a baixa do CNPJ através do Simplifica.

Para autônomo (pessoa física) e demais empresas, está em construção a página, dentro do Empreendedor Online, para solicitar a baixa da inscrição. No momento, as empresas que não solicitaram a baixa por meio da Junta Comercial deverão fazer o pedido através de protocolo virtual.

Reprodução Prefeitura de Vila Velha