Vila Velha vai entregar carteirinha da Pessoa Autista nesta segunda (23)

Vila Velha vai entregar carteirinha da Pessoa Autista nesta segunda (23)

Um dos compromissos da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo vai ser entregue nesta segunda-feira (23), data de comemoração dos 487 anos da colonização do solo espírito-santense. Trata-se da carteirinha da Pessoa Autista, uma antiga reivindicação que estará disponível em breve nas plataformas digitais da Prefeitura de Vila Velha.

A carteirinha será online, totalmente gratuita para o autista e para o cuidador. De acordo com a secretária de Assistência Social, Leticia Goldner, aqueles que não tiverem acesso às plataformas digitais poderão solicitar pessoalmente. “Outra opção para emissão da carteirinha será via o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência –CCPCD, na Glória e também nos CRAS do município, entregando diversidade de acesso humanizado. Estamos dando dignidade, respeito e empatia com este público tão importante na nossa sociedade”, disse a secretária.

O munícipe que não puder se deslocar até o CCPCD poderá fazer a solicitação no CRAS de sua região mais próximo da sua residência, onde irá preencher o formulário e levar cópias simples dos documentos solicitados. A solicitação será enviada ao CCPCD para análise e emissão da carteirinha, que será enviada ao CRAS para que o munícipe faça a retirada.

O CCPCD foi escolhido como referência, por ser um equipamento que já atende esse público. Estima-se que o município possua uma população entre 7 e 8 mil autistas. A carteirinha foi elaborada por técnicos das Secretarias de Assistência Social, Tecnologia e Inovação e Comunicação.

Veja o passo a passo e as opções para emissão da carteirinha:

Solicitação e Emissão online

O munícipe terá a opção de fazer a solicitação online através do site da Prefeitura. O documento será avaliado e aprovado pela equipe técnica através do próprio site, e o munícipe poderá fazer a impressão da carteirinha (com assinatura digital).

Documentos necessários para solicitação da carteirinha:

I – requerimento preenchido, disponível no site;

Do portador:
I – carteira de identidade civil
II – número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
III – comprovante de residência;
IV – número de telefone do identificado;
V – laudo médico digitalizado, contendo os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e
Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável;
VI – exame de tipo sanguíneo digitalizado.

Do cuidador:
I – carteira de identidade civil
II – número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
III – comprovante de residência
IV – telefone e e-mail do responsável legal ou cuidador.

Reprodução: PMVV