“Vila Velha Social” é realizada em Praia da Costa e Cobilândia

“Vila Velha Social” é realizada em Praia da Costa e Cobilândia

A ação Vila Velha Social esteve nesta quarta-feira (27) na Praia da Costa, no cruzamento da Avenida Champagnat com a rua São Paulo, embaixo da terceira ponte. A operação acontece diariamente, com a integração entre as Secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos e Defesa Social. Visa acolher moradores de rua em situação insalubre e acabar com pontos viciados de lixo.

Na primeira parte da ação, a equipe de abordagem da Assistência Social apresenta as possibilidades de abrigo, Centro Pop e outras políticas de acolhimento para as pessoas em situações de vulnerabilidade social. Na sequência, entram em cena a equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos e a Guarda Municipal, que realiza a segurança preventiva.

Acolhimento e orientação à pessoas em situação de rua

As equipes de abordagem têm trabalhado cotidianamente, inclusive nos finais de semana e feriados, de forma individualizada nos espaços de permanência de pessoas em situação de rua. No momento da atuação dos Serviços Urbanos, a equipe da Secretaria de Assistência Social se faz presente para dar suporte, caso haja alguma nova situação ainda não colocada em abordagens anteriores. Havendo necessidade, é feita a acolhida e encaminhamento de maneira propositiva, individualizada e humanizada.

Segundo a secretária Leticia Goldner, a Assistência Social trabalha com o convencimento e construção de vínculos e projetos de vida. A presença constante facilita e favorece os vínculos e a adesão às propostas e serviços do Poder público.

A interação com a Secretaria de Serviços Urbanos torna possível a condução na ressignificação do espaço público, pensando na individualização do atendimento. A Guarda Municipal se faz presente caso ocorra a necessidade de atendimento, como no caso desta quarta-feira, quando foi feita a tutela de um gato enquanto a pessoa em situação de rua estava se reorganizando.

Segurança preventiva e organização do trânsito

A limpeza e ordenamento da cidade são premissas apresentadas pelo prefeito Arnaldinho Borgo e, para a completa execução deste projeto, a Guarda Municipal está se fazendo presente junto às demais secretarias.
A secretária interina de Defesa Social e Trânsito, Landa Marques, coordenou o trabalho da Guarda e do Trânsito desta manhã. “O nosso objetivo é limpar as praças, humanizar estes espaços de convivência e garantir mais segurança a esses locais. Por isso a importância de um trabalho em conjunto com outras secretarias. Estamos dando condições para que os cidadãos possam voltar a frequentar, com segurança, os espaços públicos da cidade”, explica Landa.

Limpeza e fiscalização

Após a atuação da Assistência Social, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza os trabalhos de retirada dos barracos, lixo e entulho, além de serviços de capina, varrição e limpeza geral com jatos de água e desinfecção. Para a ação são destinados vinte garis, dois caminhões pipa e um trator.

O secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, disse que a ação continuará diariamente, pois é um trabalho de “formiguinha” e a intenção é conscientizar também os moradores para que contribuam, não despejando lixo em locais inadequados. “A prefeitura realiza a coleta de todo o lixo depositado em terrenos e áreas de descarte irregular. Essa ação está sendo muito elogiada pela população de Vila Velha. Por isso, aproveitamos para pedir que esse apoio continue, de forma a orientar os outros munícipes que despejam esses lixos irregulares para que façam da forma correta e, assim, ajudem a cuidar da nossa cidade”, ressaltou.

Praça de Cobilândia

Na terça-feira (26), a ação aconteceu na praça de Cobilândia, quinto bairro que recebeu a operação. Já foram contemplados os bairros Ibes, Glória, Divino Espírito Santo e Centro. A próxima fase da operação acontecerá na próxima quinta-feira (28), no Morro do Cruzeiro, bairro Brisamar.

“A limpeza da praça vai dar um outro ar e melhorar o local para quem passa por aqui. Eu moro no bairro ao lado, Sotelândia, em Cariacica, e venho aqui tanto para fazer compras quanto para aproveitar a praça. Gosto muito daqui. Esse trabalho vale “uma estrelinha a mais” para a Prefeitura”, disse à reportagem a auxiliar de cozinha Marlene Ferreira.

Fonte/Foto: Reprodução PMVV