Verão Seguro: Prefeitura inaugura Centro Integrado na orla de Itapuã

Verão Seguro: Prefeitura inaugura Centro Integrado na orla de Itapuã

A cidade já vive um aumento de circulação de pessoas com a chegada do verão. Hotéis e pousadas registram um aumento na ocupação. Com isso, a Prefeitura se preparou para promover um verão seguro e se planejou para estar mais atuante e presente, seja com a força de segurança, a Guarda Municipal, integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, mas também com a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Postura e Meio Ambiente. Para isto, montou um Centro Integrado, onde estarão instalados cada um destes agentes, oferecendo atendimento e serviço para o cidadão. A estrutura terá ainda um posto de informações ao turista.

O Centro Integrado fica na Praia de Itapuã, no encontro das avenidas Jair de Andrade e Antônio Gil Veloso, ponto estratégico para apoio das equipes em toda a orla. A estrutura vai ter um posto de atendimento da Guarda Municipal, que será referência para o cidadão e apoio para as equipes que estarão de serviço. A GM já está atuando com a Operação Verão, que aumentou a presença nas áreas da orla e proximidades, formando um cinturão de segurança. Agora, além das viaturas, o cidadão poderá buscar informações ou registrar algo suspeito direto na base. Ressalta-se ainda que a Polícia Militar, a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros também usarão a base.

O local foi entregue na manhã desta segunda-feira (27), com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo, do vice-prefeito Victor Linhalis, secretários municipais e outras autoridades. O principal ponto destacado foi a atuação integrada e a prestação de serviços ao cidadão, num dos locais com maior presença de pessoas neste período.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada que já é realizada na cidade pelas instituições de segurança, ampliando agora para outros serviços do município: “Nosso objetivo aqui é criar um ambiente de família e que todos se sintam seguros. Tanto com a presença da nossa Guarda Municipal, quanto das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, mas para além disso, a Prefeitura estará aqui fisicamente todos os dias. Vamos atender o cidadão e o turista que nos visita, naquele que pode ser um dos verões mais movimentados da nossa história”, comentou Arnaldinho.

A subsecretária da Guarda Municipal, comandante Landa Marques, reforçou que o objetivo é promover mais segurança e ser um ponto de referência para as pessoas. O secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, complementou: “Hoje estamos entregando um equipamento que, além de acolher o cidadão que estiver buscando o serviço da Prefeitura, dará condições de trabalho dignas aos profissionais que vão atuar nas nossas praias, tanto os agentes de segurança quanto fiscais e demais servidores”, pontuou.

Funcionamento e outros serviços

O horário de funcionamento é de 8 às 22h para a Guarda Municipal e, para os demais serviços municipais, de 8h às 18h. O objetivo é levar todos os serviços úteis ao cidadão frequentador das praias da cidade.

Para isso, além das forças de segurança, a Secretaria de Saúde estará no local com a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, e a população poderá acessar serviços de vacinação, testes de Covid-19 e orientações sobre segurança alimentar.

A fiscalização de Postura, responsável pela organização da cidade, ficará atenta ao cumprimento das regras nas praias da cidade, como utilização adequada de calçadão e areia por comerciantes, ambulantes e afins. Qualquer denúncia poderá ser registrada no Centro integrado.

A Secretaria de Meio Ambiente atuará no Centro Integrado com as equipes de fiscalização, educação ambiental e coordenação de bem-estar animal. A fiscalização vai coibir ações como churrascos em áreas proibidas, utilização de mesas e cadeiras nas áreas de restinga e os limites de volume do som. Uma campanha de conscientização ambiental, em conjunto com os quiosques, será iniciada.

O turista também encontrará um ponto de apoio com informações sobre programação cultural, eventos, história e locais abertos à visitação na cidade. Mapas e guias serão distribuídos àqueles que visitam a cidade e quiserem conhecê-la melhor.

 

 

Reprodução: PMVV

 

Pular para o conteúdo