Vacinação antirrábica na Zona Rural de Vila Velha começa nesta segunda (4)
A vacinação contra a raiva para cachorros e gatos a partir de três meses na zona rural de Vila Velha começa nesta segunda-feira (4). As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) irão a mais de dez localidades do município até o dia 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, para prevenir os animais contra a raiva, que é uma doença com quase 100% de letalidade.
Ao levar a imunização de porta em porta, o intuito é facilitar o acesso à população rural. A coordenadora da UVZ, Wanessa Andrade, fala sobre a expectativa da vacinação: no ano passado, a ação foi um sucesso. Para este ano, nosso desejo é vacinar mais de 3 mil animais domésticos”, disse.
Ela ressalta que somente os animais que estiverem fazendo uso de antibiótico ou anti-inflamatório não vão receber o imunizante, porque a vacina se torna ineficaz durante o uso desses remédios.
Confira os locais da vacinação:
– Km 27 e 28
– Reserva do Gerente
– Thermas
– Córrego Sete
– Xuri
– Zona Rural Ulisses Guimarães
– Fazenda Camping
– Retiro do Congo
– Gerezim do Congo
– Morro da Lagoa
– Balneário de Ponta da Fruta
– Itapuera da Barra
Sobre a Raiva
A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Por esse motivo, é importante que a vacina antirrábica seja administrada anualmente, visto que dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.
Além disso, manter o animal devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.