Unidades de Saúde do município mantém 97% de medicamentos para distribuição
Dados levantados no último mês de maio mostraram que a Prefeitura de Vila Velha mantém um índice de abastecimento de medicamentos de quase 100% dos fármacos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), que são dispensados aos pacientes nas 19 farmácias das Unidades de Saúde do município.
Dos 153 medicamentos essenciais para distribuição na rede de saúde, Vila Velha conta com 148, ou seja, 97% de abastecimento de medicação para distribuição aos munícipes em estoque. Os medicamentos que estão em falta são Atenolol 50mg comprimido, Omeprazol sódico 20mg cápsula, Escopolamina 10 mg/mL solução oral e Itraconazol 100mg cápsula e Timolol 0,5% solução oftálmica.
As aquisições dos medicamentos são programadas para que não haja desabastecimento na rede pública municipal de saúde. Alguns medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e outros adquiridos pelo município, que dependem de licitação, conforme determina a Lei 8.666/1993. Em algumas situações, pode acontecer de não haver fornecedores interessados na licitação destinada à aquisição de medicamentos, atraso na entrega dos medicamentos ao município ou, ainda, interrupção na fabricação de medicamentos.
“Sabemos da essencialidade dos medicamentos ao tratamento de grande parte dos problemas de saúde da população, por isso unimos esforços na aquisição de medicamentos que são efetuados diariamente, no sentido de minimizar os transtornos oriundos dos eventuais desabastecimentos da rede pública municipal de saúde”, disse a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Manuela Martins Cruz.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.