Unidades de Saúde ​de Vila Velha implantam Estratégia de Saúde da Família

Unidades de Saúde ​de Vila Velha implantam Estratégia de Saúde da Família

Agora 100% das Unidades de Saúde de Vila Velha funcionam com a Estratégia de Saúde da Família, seguindo o modelo e as diretrizes do Ministério da Saúde. Este foi um compromisso assumido pela atual gestão e cumprido com dois anos de Governo.

Com o novo modelo de atendimento, a família passa a ser o foco central da assistência prestada. A equipe das Unidades de Saúde é multidisciplinar e formada por médicos e enfermeiros que podem atuar em todas as linhas de cuidado, desde a criança até o idoso. E, quando necessário, o paciente recebe o encaminhamento para uma unidade de referência, para ser atendido por um médico especialista.

Cada equipe de Saúde da Família é responsável por um determinado quantitativo de famílias. Os agentes comunitários realizam o mapeamento da área e o cadastramento da comunidade da região. Com esse cadastro, é possivel conhecer os moradores e suas pessoalidades, como a idade, se possuem alguma doença ou se estão em situação de risco.

Anteriormente, apenas 29% das Unidades de Saúde atuavam nesse modelo, localizadas nas Regiões 2 e 5 da cidade. Agora, todo o município passa a ter acesso ao serviço, com todas as unidades de todas as regiões sendo de Estratégia de Saúde da Família.

Entenda como funciona o serviço

A partir do momento em que a família é cadastrada, ela passa a ser acompanhada pela Equipe de Saúde da Família, que é capacitada para atender todos os ciclos de vida.

As consultas de rotina e demais serviços são realizados na própria Unidade de Saúde de referência e nos domicílios, quando avaliada a necessidade pela equipe.

O elo entre a equipe e as famílias é o Agente Comunitário de Saúde, que realiza visitas domiciliares e acompanha as condições de saúde. O profissional é responsável por contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, orientar quanto à utilização dos serviços disponíveis e desenvolver atividades educativas com a população, a fim de prevenir doenças e garantir mais saúde.

Os Agentes Comunitários de Saúde passaram por curso de formação teórico e prático e já estão atuando no município. Além de capacitados, os profissionais também estão uniformizados, para facilitar que a população os identifique e os recebam nos domicílios.

Fonte: PMVV