Unidade de Saúde de Andorinhas é semifinalista do prêmio Inoves com o projeto “Circuito da Vida”,
Mais um prêmio de reconhecimento para a Saúde de Vitória! A Unidade de Saúde de Andorinhas foi semifinalista com o projeto “Circuito da Vida”, na categoria Projetos Municipais de Resultado do prêmio Inoves, que contou com 214 projetos inscritos.
O “Circuito da Vida” é um projeto do Programa Saúde do Escolar (PSE) em parceria com a educação, idealizado pela equipe da Unidade de Saúde de Andorinhas, como estratégia do PSE, realizado em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva.
O “Circuito da Vida” é um projeto do Programa Saúde do Escolar (PSE) em parceria com a Educação, idealizado pela equipe da Unidade de Saúde de Andorinhas, como estratégia do programa, realizado em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva.
“Quero parabenizar a todos que participam desse projeto tão importante para a promoção da saúde, visando a formação integral de crianças e adolescentes. Parabéns pela busca contínua na melhoraria da prestação de serviço à sociedade, além do compromisso com o serviço público”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.
Para a diretora da Unidade de Saúde de Andorinhas, Luciana Malini, esse prêmio foi um marco para a equipe. “Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho da equipe e, principalmente, um estímulo ao servidor público no servir, cada vez mais e melhor. Além de ser um parâmetro de evolução, com métrica preestabelecida por uma premiação estadual, que envolve todos os 78 municípios do Estado”, disse a diretora da Unidade de Saúde de Andorinhas, Luciana Malini.
Circuito da Vida
O Circuito da Vida acontece durante um período predeterminado na Unidade de Saúde, e outras atividades do Programa Saúde do Escolar acontecem o ano inteiro junto a escola. O local recebe estudantes que participam de diversas dinâmicas, como reconhecimento da rede de serviços públicos na região, e aprendem sobre a importância de cada equipamento e do autocuidado nos diversos serviços ofertados ao público escolar.
Além de palestras e orientações, os estudantes, divididos em grupos, passam por um circuito composto por avaliações odontológicas, oftalmológicas (avaliação de acuidade visual) e do desenvolvimento físico, com direito a aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura, além do “Papo Cabeça” que dialoga sobre sonhos destes adolescentes para sua própria vida.
Os alunos também conhecem de perto a horta medicinal da unidade de saúde e recebem orientações sobre cuidados para manter suas casas sem focos de mosquito.
“O principal objetivo é oferecer atenção em saúde, de maneira dinâmica e integrada à estratégia do Programa Saúde Escolar (PSE), e proporcionar aproximação dos adolescentes aos serviços de saúde, desmistificando o cuidado e o papel do profissional de saúde. Com isso, estimulamos o desenvolvimento da autonomia do cuidado em saúde na adolescência, oferecendo serviços e orientações sobre prevenção para promoção de saúde, sempre na proposta de aproximação dos adolescentes aos profissionais de saúde para construção de vínculos”, frisou Lucina Malini.
Fonte : PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui