União Futebol Clube realizará assembleia quarta feira buscando novos desafios

União Futebol Clube realizará assembleia quarta feira buscando novos desafios

Os membros do União Futebol Clube estarão reunidos em assembleia para criação da entidade que vai coordenar o crescimento das ações esportivas do clube de Futebol amador que atua nos bairros Barramares, Terra Vermelha, Zumbi dos Palmares e toda Regional 05 em Vila Velha.

Jonatha Santos Souza.

Segundo um dos organizadores da equipe de futebol amador, a reunião será realizada no Condomínio Vista de Vila Velha no Bairro Ataíde, na próxima quarta-feira 02/08, a partir das 19 horas, a reunião está aberta a todos que queiram participar. O União Futebol Clube existe desde 2006 quando inicialmente começou suas atividades com a escolinha de futebol. “A maioria das pessoas que estão buscando a criação de nossa entidade, já participam da agremiação de futebol amador desde a época da escolinha de futebol, porém, hoje estamos apenas com a equipe futebol de adultos”, declara Jonatha Santos Souza.

O retorno da escolinha de futebol para crianças como Pietro.

“Nosso objetivo agora é oficializar nossa organização para possuir nosso CNPJ e assim buscar apoio, patrocínio, temos como meta reiniciar as atividades da escolinha de futebol para atender as crianças a partir de 8 anos de idade até a fase de 16 anos, temos hoje um bom grupo de aproximadamente umas 60 pessoas interessadas em contribuir para o crescimento de nossas atividades esportivas”, afirma Jonatha Santos Souza.

Jonatha e Gabriel – Atendimento a jovens e crianças especiais será um objetivo da entidade para o futuro.

Um dos objetivos da reunião será avaliação do estatuto e a criação de uma diretoria para direcionar os trabalhos da equipe envolvendo também atletas e torcidas. “Temos potencial para unidos levantar a autoestima de todos que fazem parte die nosso grupo, somos um grupo que busca ajudar as pessoas e podemos nos ajudar mutuamente para além de nossa atividade de lazer fazermos um grupo de apoio aos mais necessitados de nossos bairros, outro objetivo que vamos encarar como desafio será atendermos a crianças especiais, pois, nos dá uma alegria ver as crianças se identificando com a nossa proposta de humanizar cada dia mais nossas atividades”, finaliza. Jonatha.

Reunião/ Assembleia

Data: 02/08 – Quarta feira

Horário: a partir das 19 horas.

Local: Condomínio Vista de Vila Velha –  bairro Ataíde.

Assunto: Criação da entidade/ associação União Futebol Clube.

Conheça um pouco da história do União Futebol Clube.

 

 UNIÃO FC – NOSSA HISTÓRIA

O União Futebol Clube é uma organização sem fins lucrativos que tem como base a crença de que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social em todas as esferas da diversidade humana. A maioria dos jogadores que vestem ou já vestiram a camisa do clube são originários do projeto social União Barramares, fundado em torno do ano de 2006, em um campo de terra no bairro Barramares, em Vila Velha. Esta iniciativa tem sido tão bem-sucedida que, até hoje, quase duas décadas depois, ex-alunos do projeto se reúnem para muito mais do que simples jogos de futebol – esses jogos promovem momentos de reencontro entre amigos, união de famílias, confraternização em ambientes públicos e participação em ações sociais, tais como entrega de cestas básicas, campanhas de doação de agasalhos e doações de sangue.

O União Futebol Clube é uma equipe tradicional da Várzea Capixaba e já disputou diversas finais e torneios de prestígio. Em 2016, na disputa da I Copa da Paz, a equipe conhecida como Laranja Mecânica fez uma campanha invicta de oito jogos na Grande Vitória, sendo derrotada apenas no jogo final pelo União Sport Central no estádio da Associação Atlética dos Empregados da Escelsa, em Carapina, na Serra. Ao mesmo tempo, o União Futebol Clube, com seu elenco qualificado, chegou às finais da Copa Rede Constrular Francischetto, que reuniu os melhores times da Várzea Vilavelhense. Mais uma vez invicto, o clube chegou à final, mas foi derrotado pelo Tabajara FC, que possuía um elenco mais experiente.

Em 2017, o União Futebol Clube participou da Copa Libertadores de Futebol Amador, uma competição longa de pontos corridos. Com grande desempenho, o clube se classificou para o mata-mata e chegou às semifinais, mas acabou sendo derrotado numa emocionante disputa por pênaltis contra o poderoso Real Espírito Santo, outra equipe tradicional da várzea capixaba. Nos anos seguintes, em 2018 e 2019, o União se destacou nas Copas Verão e Copa Cidade de Vila Velha, mas seu maior destaque foi na disputa anual da plataforma Varzapp, onde competiu ponto a ponto com o Sindipol, considerado por muitos o time mais forte da várzea capixaba.

Em 2020, o União disputou mais uma final e se consolidou como uma das maiores potências da Região de Vila Velha. A decisão foi em um jogo de alto nível, com transmissão ao vivo na internet, mas a vitória não veio em mais uma disputa por pênaltis. Apesar da derrota, a torcida ficou extremamente orgulhosa da dedicação e entrega dos jogadores em campo.

O União Futebol Clube é uma instituição que se solidariza com diversas causas e, por isso, decidiu paralisar suas atividades durante a pandemia de Covid-19, visando proteger seus atletas, suas respectivas famílias e toda a sociedade. Foi um período muito difícil para o clube, onde muitos jogadores lidaram com dificuldades, incluindo perda de empregos e renda, além de falecimento de familiares e pessoas queridas. Como o União Futebol Clube era mantido com recursos dos próprios atletas, ficou inviável a manutenção deste lindo projeto.

É inspirador ver que o União Futebol Clube está trabalhando para continuar promovendo ações sociais positivas, mesmo depois de enfrentar um período difícil com a pandemia de Covid-19. É encorajador saber que o clube está buscando parcerias com empresas para apoiar esse projeto de transformação social por meio do esporte. É importante destacar que a prática esportiva pode ter um impacto significativo na vida das pessoas, promovendo valores como trabalho em equipe, superação, respeito, solidariedade e integração social. É admirável que o União esteja comprometido em promover esses valores e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Por Mário Berardinelli