Transformação de São Conrado com as obras de macrodrenagem do Canal do Congo.
Um dos bairros contemplados com as obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Canal do Congo, São Conrado, passa por uma transformação que vai garantir mais dignidade e qualidade de vida aos moradores da comunidade e entorno. Um trecho da rua das Marinhas, de 160 metros de extensão, está recebendo o assentamento das galerias que vão canalizar o caminho das águas da chuva em direção ao Canal do Congo, minimizando os alagamentos. As obras de drenagem, iniciadas em 23 de outubro, devem ser concluídas em março de 2024.
Após o assentamento das galerias, essa rua vai ser toda pavimentada colocando fim aos buracos e aos dias de lama e poeira, que tantos transtornos causam aos moradores.
A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, contou que as obras vão oferecer não só qualidade de vida por acabar com tempo de poeira e lama no bairro, mas melhoria de mobilidade urbana.
“Essa é uma obra muito esperada e que impacta diretamente toda a Região 5. Com a retomada das obras do Canal do Congo, a drenagem dessa região vai conseguir chegar até o destino final, que é o mar. A obra será executada por etapas. Cada rua que o assentamento das galerias for finalizado, vai receber a pavimentação, a calçada cidadã. Só depois, o serviço terá prosseguimento nas próximas vias. Diminuindo, assim, os transtornos para os munícipes”, explicou a secretária.
Morador de São Conrado há 20 anos, Thiago Júnior da Conceição acompanha de perto as obras da rua das Marinhas e está muito feliz com a retomada dos trabalhos após anos de paralisação.
“É uma infraestrutura muito grande, que vai trazer benefícios para todos os moradores. Agora, estamos vendo o progresso. Daqui a pouco teremos vias pavimentadas. A prefeitura está trabalhando muito bem”, elogiou.
Depois da finalização da rua das Marinhas, o serviço de assentamento de galerias prossegue para as ruas Graciliano Ramos, Olavo Bilac, Euclides da Cunha e Primavera até chegar à avenida Daniele Perez.
Investimentos
Ao todo, 13 bairros estão sendo contemplados com investimentos de mais de R$ 69,5 milhões em drenagem e pavimentação de ruas e avenidas que englobam as obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Canal do Congo, beneficiando cerca de 70 mil habitantes da Grande Terra Vermelha.
Em parceria com os governos do estado e federal, a Prefeitura de Vila Velha está executando as obras que contemplam os bairros de São Conrado, Cidade da Barra, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães, Riviera da Barra, Barra do Jucu, Praia da Concha, Praia dos Recifes, Barramares, Terra Vermelha, Normília da Cunha, Residencial Jabaeté e João Goulart, levando mais dignidade e qualidade de vida aos moradores da região.
As intervenções visam canalizar o caminho das águas da chuva em direção ao Canal do Congo, representando melhorias viárias, minimizando alagamentos e aumentando a qualidade de vida da população em períodos de chuva, com a implantação de mais de 20 quilômetros de canalizações, tubulações e galerias.
As obras englobam cinco diferentes contratos, que totalizam R$ 69.515.187,93, com prazos de execução até setembro de 2025.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui