Sítio histórico da Prainha recebeu evento de Chorinho
A música tomou conta da Prainha neste feriadão. No início da noite dessa segunda-feira (6), atrás da Igreja do Rosário, foi realizado um evento alusivo ao Dia do Chorinho Canela-verde. O público conferiu no local a apresentação dos grupos Raimundo Machado & Trio, Arquivo do Samba e da cantora lírica Adalgisa Rosa.
A data foi escolhida por indicar o nascimento de Maria José Pinto da Vitória, a Dona Maria do Bandolim, musicista e ex-moradora da região, referência na cultura de Vila Velha desde a década de 1920. O que mais marcou a sua trajetória foi uma participação nas apresentações do cinema mudo. Certa vez, acompanhou Altemar Dutra em uma apresentação.
A artista faleceu no dia 13 de junho de 1988, aos 80 anos. Ela era uma grande instrumentista do bandolim, incomum à época, sendo comparada por estudiosos como a Chiquinha Gonzaga canela-verde, por representar a resistência das mulheres em busca do seu espaço na sociedade.
O Dia do Chorinho Canela-Verde foi realizado pelo Coletivo Criativo Prainha, com apoio da Prefeitura de Vila Velha.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.