Setores de risco: Defesa Civil busca parceria com UFES para sistema de alerta
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Vila Velha visitou o Centro de Extensão e Pesquisas sobre Desastres do Espírito Santo (CEPEDES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para iniciar a discussão sobre a criação de um sistema de alerta voltado aos períodos de chuva.
A possibilidade é de assinatura de um futuro Acordo de Cooperação Técnica, para desenvolvimento de sistemas de alerta às pessoas que vivem nos setores de risco monitorados em Vila Velha. Na oportunidade, foi apresentado ao professor drº Celso Goulart o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), atualizado este ano. Foi ressaltado também que, no período de menor incidência de chuvas do ano, a COMPDEC estará realizando o cadastramento de todas as famílias residentes nos 103 Setores de Risco identificados, além de monitorar a evolução do grau de risco destes setores.
O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcelo D’Isep, reforçou que o objetivo é concluir esta etapa antes de novembro, mês historicamente mais chuvoso no município e, paralelamente, preparar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil e implantar sistemas de Alertas específicos para essas áreas.
O prof. Dr. Celso Goulart destacou a importância da aproximação das defesas civis municipais com a Academia, e avalia que o CEPEDES-UFES poderá cooperar de forma efetiva com a COMPDEC-VV, no sentido de desenvolver sistemas de alerta para os períodos de chuvas.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.