Semana Mundial da Amamentação tem início em Paul com uma roda de conversa especial

Semana Mundial da Amamentação tem início em Paul com uma roda de conversa especial

Compartilhamento de experiências e dúvidas entre gestantes e puérperas a respeito da amamentação vai marcar uma roda de conversa que vai acontecer nesta terça-feira (1), às 9h, na Igreja Católica de Paul. A iniciativa marca a Semana Mundial da Amamentação, celebrada de 1 a 7 de agosto.

A ação, voltada para mulheres que estão em processo de aleitamento materno ou gestantes, está sendo coordenada por uma equipe multiprofissional formada por enfermeira, psicóloga, assistente social, médica e nutricionista. Orientações sobre os métodos de amamentação – finger feeding (quando a criança suga o dedo mindinho), mamadeira, colherzinha e sonda, bem como produção de leite, engasgo e até fissura nos seios estarão em pauta na roda de conversa.

A enfermeira Mariana Monteiro explica que o aleitamento materno beneficia não só a criança, no fortalecimento da sua saúde, como na recuperação do puerpério da mãe. “Muitas deixam de amamentar por críticas dos familiares, incertezas ou falta de incentivo. Por isso a importância de orientar e educar, para que mais mães consigam passar pela amamentação”, declara a profissional.

A participação na roda de conversa é gratuita e não necessita de inscrição prévia. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, através da Unidade Básica de Saúde de Paul.

A Semana Mundial da Amamentação foi instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo de reduzir a mortalidade infantil.

Benefícios da amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é um alimento completo e, por isso, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. É rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Serviço
Roda de conversa sobre amamentação
Data: 1/08 (terça-feira), às 9h
Local: Igreja Católica de Paul
Participação gratuita, sem necessidade de agendamento

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.