Segurança: Guarda Municipal forma segunda turma da ROMU
Foram 24 dias de dedicação e superação de limites. Muitas das dificuldades foram impostas pelo cronograma do curso, mas pelo menos uma delas não: a distância da família. Tudo isso para conquistar o brevê da águia que confere, a partir de hoje, a autorização para os formandos atuarem como guardas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O II Curso de Patrulhamento Tático de ROMU foi realizado pela Guarda Municipal de Vila Velha e formou agentes da própria instituição e também das guardas de Anchieta e Viana.
A dedicação foi recompensada na manhã desta segunda-feira (8), quando os sete guardas municipais que concluíram o curso se formaram e receberam, diante de familiares e amigos, o brevê e certificado. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, o secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribiero, autoridades do Legislativo, representantes da Polícia Militar, da Marinha e do Exército, além dos instrutores da ROMU de Vila Velha e da Diretoria de Operações Táticas (DOT).
O prefeito Arnaldinho parabenizou os formandos e familiares presentes pela “etapa paga” por todos eles. Ele falou dos investimentos que têm sido destinados à segurança pública na cidade, que passam também pela preparação, qualificação e valorização da Guarda Municipal. Listou a aquisição de novas viaturas e motopatrulhas, implantação da Muralha Eletrônica, além de projetos que estão em andamento, como sistema de monitoramento com reconhecimento facial e o projeto de construção da Cidade da Guarda.
“Estão todos de parabéns, os instrutores e os que se formaram e agora fazem parte do grupo especializado. A cidade de Vila Velha conta com eles e, por isso, estamos fazendo uma série de investimentos na segurança, como compra de viaturas e motopatrulhas, implantação da Muralha Eletrônica e, em breve, monitoramento com reconhecimento facial. O projeto da Cidade da Guarda também já está sendo elaborado, criando melhor ambiente para nossos guardas realizarem esse serviço essencial para nossa segurança”, explicou o prefeito.
O secretário municipal de Defesa Social, Tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, enalteceu os formandos e avisou que “o curso começa agora. Vocês se prepararam e, a partir daqui, terão o curso no dia a dia quando forem entregar tudo aquilo que aprenderam durante os últimos dias”, falou aos formandos.
Já a subsecretária da Guarda Municipal, Landa Marques, lembrou daqueles que iniciaram o curso e não completaram, chamando-os para o próximo: “Queremos vocês no III CPTR, que é logo ali”. Ela ressaltou a importância das parcerias com outras instituições, tanto as GMs de Viana e Anchieta, que tiveram formandos, quanto as polícias Civil e Penal e o Exército Brasileiro, que contribuíram com a formação dos novos romurianos.
ROMU
A primeira turma de ROMU da Guarda Municipal de Vila Velha se formou em abril deste ano e, de lá para cá, vem exercendo um papel fundamental na promoção da segurança na cidade, seja em apoio às equipes da Guarda Municipal, quando há necessidade de maior ostensividade também nas operações em conjunto com outras forças de segurança, em ações integradas com polícias Militar, Civil, Federal, ou até mesmo no patrulhamento especializado que realizam.
Nestes meses, além de contribuírem com a formação de outros guardas e se especializarem com outros cursos, como o PATAMO, realizado em São Paulo, as guarnições da ROMU registraram:
184 ocorrências (BU)
Apreensões:
R$ 240.823,39 em espécie
38 armas de fogo
920 munições
174 pessoas detidas
Drogas apreendidas:
4.177 buchas de maconha
46 tabletes de maconha
10.410 pinos de cocaína
2,0 kg de cocaína
3.065 pedras de crack
40 tabletes de crack
Recuperados:
15 veículos recuperados
23 celulares recuperados
Reprodução: PMVV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui