Reunião para discutir criação do Distrito Criativo da Prainha será realizada no auditório da PMVV
No próximo dia 23, às 19h, será realizado no auditório da Prefeitura de Vila Velha uma reunião aberta com a população, para discutir sobre a criação do Distrito Criativo da Prainha, que vai transformar o sítio histórico em foco nacional e internacional, aumentando a geração de emprego e renda da cidade por meio do turismo.
“O Distrito Criativo é um centro geográfico e organizacional de artes e ofertas culturais que, depois que criado, torna-se um atrativo para a criatividade e a inovação, incentivando a cultura, a gastronomia e o artesanato, atraindo clientes e empresas culturais e criativas”, explica o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.
De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, a história do local também é levada em consideração: “A herança urbana, costumes e localidades típicas são valorizadas. Isso porque aqueles que já estão na região e quem se insere naquele ambiente confere valor à herança urbana”, pontua.
“A ideia é tornar a Prainha um atrativo para pessoas criativas e promover uma forte sensação de pertencimento aos moradores da região, aumentando a sua qualidade de vida de forma sustentável. Ao se pesquisar sobre cidades criativas, é muito comum encontrar exemplos de revitalizações de áreas urbanas com um centro histórico”, avalia a subsecretária de Turismo, Carla Rezende.
A reunião vai seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscara obrigatório, disponibilidade de álcool em gel 70%, distanciamento social e público máximo de 50 pessoas no auditório.
Rede Brasileira de Cidades Criativas
A partir da criação do Distrito Criativo Prainha, a cidade poderá se candidatar para pertencer à Rede Mundial de Cidades Criativas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com base em regulamentação própria da instituição e da futura Rede Brasileira de Cidades Criativas, que está sendo criada pelo Ministério do Turismo (MTur) do Governo Federal.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004, contando com apoio da Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.
A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio, contribuindo para seu desenvolvimento e para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Rede é composta por 246 cidades, de mais de 80 Estados-membros da UNESCO, sendo que o Brasil possui apenas 10 municípios dos 5.470 existentes no país.
Com a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o MTur buscará estimular as localidades a usarem o seu capital criativo e inovador para a promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos, fomentando o turismo local e gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.
SERVIÇO
Distrito Criativo Prainha – Vila Velha
Reunião aberta
Data: 23 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Prefeitura de Vila Velha – Avenida Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.