Rematrícula na rede municipal de Vila Velha vai até a próxima segunda-feira

Rematrícula na rede municipal de Vila Velha vai até a próxima segunda-feira

Pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino de Vila Velha tem até a próxima segunda-feira (12) para realizar a rematrícula e garantir a vaga para o ano letivo de 2023.

Uma inovação neste ano é que, pelas primeira vez, a rematrícula pode ser feita de forma on-line, diminuindo as filas nas escolas. O responsável (ou o próprio aluno quando maior de idade) pode acessar o portal da Educação (educacao.vilavelha.es.gov.br) ou baixar o aplicativo Vila Velha ON e realizar todo o processo virtualmente.

Com mais essa facilidade e praticidade, o responsável precisa ir na escola apenas para assinar o documento de efetivação e entregar a declaração de situação vacinal, que pode ser feito até 31 de janeiro de 2023.

Para quem preferir presencialmente, a rematrícula pode ser feita diretamente na secretaria escolar. O procedimento é ir até a unidade de ensino para atualizar o cadastro, levar os seus documentos pessoais e do aluno, comprovante de residência e declaração de atualização vacinal.

A rematrícula é o ato que assegura ao estudante sua vaga para o próximo ano e, quando não é feita, a vaga é disponibilizada para um novo aluno no Sistema de Gestão Escolar.

Calendário de remanejamento

O período de remanejamento, ou seja, quando o aluno precisa ser transferido para outra escola porque a atual não oferece a turma seguinte, acontece do dia 14 de dezembro a 6 de janeiro, para os alunos das unidades municipais de Educação Infantil, e de 27 de dezembro a 13 de janeiro para o Ensino Fundamental.

Novas matrículas

A efetivação de novas matrículas na rede municipal de ensino começa a partir de 16 de janeiro. As escolas entrarão em contato com os responsáveis por meio do número de telefone cadastrado, solicitando o comparecimento na unidade municipal. A chamada segue a ordem da lista de espera e é realizada de acordo com o número de vagas disponíveis.

Estão presentes na Lista de Espera todos aqueles que procuraram alguma unidade de ensino e realizaram o cadastramento do estudante no Sistema de Gestão Escolar. Caso não tenha sido feito, o responsável pode procurar qualquer unidade de ensino até o final deste ano, ou entre 2 e 13 de janeiro de 2023 ou após o dia 1 de fevereiro.

Para realizar o cadastro eletrônico, o responsável deve comparecer à escola com os seguintes documentos: comprovante de residência original atualizado (últimos três meses) no nome do responsável do solicitante; comprovante de escolaridade, por meio de histórico escolar ou de declaração, a partir do 2º ano do ensino fundamental de 9 anos; certidão de nascimento ou outro documento oficial que comprove a identidade do aluno; laudo médico para o aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade ou superdotação.

Vagas disponíveis em 2023

Para 2023, a Prefeitura de Vila Velha vai oportunizar mais 1.400 vagas na rede municipal, com a inauguração de uma escola de Educação Infantil em Araçás e duas de Ensino Fundamental, uma em Vale Encantado e outra em Terra Vermelha.

A rede municipal já tem capacidade de atender mais de 56 mil alunos. Para 2022, Vila Velha já havia ampliado o número de vagas, com a inauguração de 3 escolas de Educação Infantil e uma de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de ter municipalizado cinco escolas estaduais de Ensino Fundamental.

Ampliação do Tempo Integral

Outro grande investimento da Prefeitura de Vila Velha é a ampliação de escolas que ofertam o tempo integral. Em 2022, foram ofertadas mais 1.700 vagas, com mais cinco escolas oferecendo a jornada ampliada para os alunos.

E para o próximo ano, novamente Vila Velha vai oportunizar mais vagas, com a inauguração de duas escolas de Ensino Fundamental de Tempo Integral, no Vale Encantado e Terra Vermelha.