Rede de drenagem: Mais de 10 recuperações diárias na cidade

Rede de drenagem: Mais de 10 recuperações diárias na cidade

Diariamente, mais de 10 frentes de serviço são abertas para recuperação da rede de drenagem, com a substituição de manilha. Como é a situação da rua Vicente de Carvalho, em Boa Vista II, concluída essa semana, com a concretagem do trecho recuperado.

Nesses primeiros dias de setembro, mais intervenções como essa também foram realizadas nos bairros Santa Mônica (ruas Dois, Vinte e Nove, Quarenta e Três), Cocal (rua Catorze), Itapuã (avenida São Paulo), Vale Encantado (vias Santa Clara, São Simão, Verona e Jaguaré), Normília da Cunha (rua Sapucaí com Alagoas), Gloria (Santa Rosa), entre outras.

Quando o cidadão canela verde passa na via e identifica um buraco, pode acionar a manutenção do trecho por meio da Ouvidoria Municipal, no telefone 162. Seguindo o cronograma, com base nas demandas registradas, as equipes de manutenção da Secretaria de Obras vão sinalizar o local, para evitar acidentes e incluir o reparo na programação da Operação Tapa Buraco. Porém, em muitos casos, o buraco vai além da superfície do pavimento e se trata de uma ruptura na manilha da rede de drenagem, que provoca um afundamento do solo.

Nesses casos, as equipes precisam de mais tempo para realizar a substituição do material no trecho, com o trabalho de escavação do entorno de toda a área afetada, a troca, o nivelamento da via com compactação do aterro e a conclusão do serviço, com a volta do tipo de pavimentação utilizada ao longo de toda extensão. Em algumas intervenções, o serviço se prolonga por todo o dia, tendo que ser sinalizado e dado continuidade no dia seguinte.

 

Reprodução: PMVV