Programa Melhor em Casa já realizou mais de quatro mil visitas

Programa Melhor em Casa já realizou mais de quatro mil visitas

A atual administração municipal vem realizando significativo avanço no âmbito da saúde, referente aos cuidados com a população. Pensando na assistência ampliada, o município de Vila Velha foi o primeiro a implantar o Programa Melhor em Casa, que é um programa do Governo Federal para assistência da população acamada, direcionado para as Regiões 1, 3 e 4 de Vila Velha e a desospitalização de pacientes do município. Só em 2021, o Melhor em Casa realizou 4.800 visitas.

Para realização da assistência no domicilio, o programa conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Assistente Social, Equipe de Enfermagem, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Médicos e Nutricionista. O atendimento é realizado de domingo a domingo, no período de 07 às 19 horas. Os pacientes são atendidos de acordo com as avaliações e recebem visitas conforme o plano terapêutico.

“Trata-se de um modelo de assistência à saúde diferenciado e humanizado, pois aproxima o paciente do convívio familiar e o insere na comunidade, o que é importante para a pronta recuperação e/ou manutenção da saúde, permitindo dignidade ao cidadão canela verde”, disse a subsecretária da Atenção Especializada, Renata Madureira.

Programa Melhor Em Casa

É um programa complementar ao atendimento no domicilio das regiões que não tem a Estratégia de Saúde da Família. Nessa modalidade, o paciente deve ser acamado e impossibilitado de acessar a Unidade de Saúde. Para ter acesso ao programa, é necessário comparecer à Unidade de Saúde mais próxima da residência do usuário e preencher a ficha de inclusão. A admissão no Melhor em Casa é realizada quando um membro da equipe vai até a residência para avaliar se o candidato a participar do programa atende os requisitos para ser inserido nos atendimentos.

Outra forma de atendimento é a desospitalização. Nessa modalidade, são atendidas pessoas que estão ocupando um leito de hospital ou Pronto Atendimento (PA), fazendo uso de medicamentos ou curativos em feridas e que podem ser atendidas em casa, dando prosseguimento ao tratamento sem prejuízo à saúde e liberando leitos hospitalares.

Para serem atendidos, os gestores das Unidades de Internação ou PA precisam entrar em contato com o Melhor em Casa, a fim de que a equipe vá até o local avaliar a assistência a ser prestada no domicilio.

 

 

 

Reprodução: PMVV