Procon de Vila Velha dá dicas sobre o golpe do depósito antecipado

Procon de Vila Velha dá dicas sobre o golpe do depósito antecipado

Com a pandemia, muitas operações comerciais e financeiras estão sendo realizadas no ambiente virtual, pelos sites e pelos aplicativos. Com esse novo ambiente de negócios, muitos criminosos têm aproveitado. São inúmeros golpes no mercado e, dentre eles, vamos destacar o golpe do depósito antecipado.

Para colocar as contas em dia, muitos consumidores procuram auxilio no empréstimo. Atualmente, para conseguir um empréstimo, o consumidor não precisa sair de casa, podendo fazer tudo pela internet.  No entanto, as pessoas precisam ficar atentas pois, muitas vezes, clicam em páginas fakes.

Ao buscar na internet termos como “empréstimo para negativados”, “devolução de empréstimos”, “crédito fácil”, muitas vezes a pessoa pode se deparar com links indicados via publicidade pela ferramenta de pesquisa, como o Google, indicando soluções para suas pendências financeiras.

Ao clicar nesses sites, há propostas quase irrecusáveis, que apresentam benefícios e condições muito melhores que aquelas indicadas pelas instituições tradicionais. Diante disso, o risco é clicar em links que direcionam a página para aplicativos de conversa, como o WhatsApp, onde o golpe é efetivado.

O superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, alerta que nenhuma instituição financeira solicita quantia para realizar a liberação do empréstimo: “As pessoas passam os dados e os criminosos solicitam o depósito de uma quantia como garantia do negócio. Vale ressaltar que nenhuma instituição financeira pode cobrar qualquer tipo de valor antes de prestar um serviço para o seu cliente. Ou seja, qualquer tipo de cobrança de taxa ou juro deveria ocorrer após a liberação do valor”.

DICAS

1 – Desconfie quando exigirem o pagamento de valor antecipado para liberar um empréstimo. O depósito antecipado para obtenção de empréstimo é considerado ilegal pelo Banco Central do Brasil.

2 – Antes de contrair o empréstimo, peça a comprovação do vínculo existente entre o vendedor do empréstimo e a instituição financeira que ele diz que está representando.

3 – Para pessoas idosas é recomendável evitar contrair empréstimos sozinhas, podendo chamar pessoas de sua confiança para acompanhar.

4 – Acompanhe mensalmente o seu contracheque e preste atenção se estão descontando outros contratos além daquele que você assinou, bem como se o valor da prestação está correto.

 

Fonte: PMVV