Prefeitura de Cariacica realiza ações durante período de chuvas

Prefeitura de Cariacica realiza ações durante período de chuvas

Vila Velha foi a cidade capixaba mais atingida pelas fortes chuvas deste domingo (7). De acordo com o Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira (8), a cidade registrou um acumulado de 115.93 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Desde as primeiras horas da noite de domingo, o prefeito Arnaldinho Borgo foi para as ruas monitorar as estações de bombeamento e percorrer as regiões mais afetadas. Uma operação que durou a noite toda e continuou nesta manhã, mobilizando diversas equipes da administração municipal.

Confira as ações da prefeitura desde o início das chuvas:

Serviços urbanos
As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha estão atuando nos pontos mais críticos desde a noite deste domingo (7). Serviços de varrição, desobstrução dos bueiros e canais, retirada de galhos e folhagens são os principais serviços sendo realizados. Até às 11 horas desta segunda-feira (8), foram retirados dos canais mais de nove toneladas de lixo. A Prefeitura reforça que todas as solicitações devem ser feitas pelo telefone 162, da Ouvidoria.

Saúde
O atendimento nas Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos não foram afetados. Duas unidades tiveram uma sala comprometida, devido ao alagamento das ruas ao redor, porém já estão normalizadas. O agendamento para marcação de vacinas contra a Covid-19, previsto para abrir nesta segunda-feira (8), teve que ser suspenso, para se reorganizar a distribuição das vacinas, uma vez que há possibilidade de suspender o drive-thru da Praça da Prainha, devido às fortes chuvas. As agendas estarão novamente disponíveis no sistema ainda hoje, às 17h.

Obras
As equipes da Secretaria de Obras estão nas ruas desde a noite de domingo, identificando os reparos e incluindo na programação desta segunda-feira operação tapa-buracos com asfalto frio, carro sugador e caminhão torpedo na desobstrução dos ramais da microdrenagem. As equipes de manutenção seguem atendendo os chamados da Ouvidoria no 162. No início da manhã desta segunda-feira, na rua Xavantes (subida do Morro do Moreno), já foi realizada a substituição de manilhas e a recomposição do pavimento.

Defesa Civil
A Defesa Civil foi acionada e começou o atendimento às 20h30 da noite de domingo. Foram feitas visitas aos locais mais afetados pela chuva, entre eles os bairros Barramares e Jaburuna, onde houve interdição de uma residência e isolamento parcial de outras cinco. O trabalho continua durante a segunda-feira (8), com vistoria da equipe de engenharia e assistência social.

Guarda Municipal
Com a forte chuva e intensas descargas elétricas, semáforos foram danificados ou tiveram o funcionamento interrompido. A Guarda Municipal está trabalhando no apoio, principalmente para garantir o fluxo do trânsito, intervindo nos principais cruzamentos da cidade e orientando os motoristas.

Assistência Social
A Técnica de Referência de Calamidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lidia Boldrini, percorreu diversos bairros junto com a Defesa Civil do Município. Quatro famílias desalojadas foram encaminhadas para casa de parentes. Segundo a técnica, as famílias já estão cadastrada para futuros encaminhamentos, caso seja necessário. A Assistência Social está de prontidão para acompanhar em novas vistorias. Os serviços ofertados, como o CRAS, o CREAS e o CENTRO POP não sofreram alteração e funcionaram normalmente nesta segunda-feira. A paralisação dos ônibus dificultou a chegada de alguns servidores, mas a prestação de serviço não foi interrompida.

Educação
Devido às fortes chuvas, as aulas presenciais nas escolas e as formações de coordenadores e diretores foram suspensas nesta segunda-feira (08). O ensino foi direcionado para o formato remoto, por meio da plataforma “Escola tá ON”. A Secretaria Municipal de Educação informa que a partir de amanhã, às aulas serão retomadas normalmente nas unidades de ensino. Equipes de limpeza estão trabalhando nas escolas para a situação seja normalizada.

Reprodução PMVV