Placas antigas de balneabilidade são substituídas por novas no município

Placas antigas de balneabilidade são substituídas por novas no município

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, terminou a instalação das novas placas de balneabilidade, que indicam a condição do ponto para banho. Foram instaladas 17 novas placas nos 32 quilômetros de extensão do litoral.

A nova sinalização nas praias se fez necessária para substituição das antigas placas que estavam ilegíveis ou danificadas há um longo tempo. Inclusive alguns pontos não possuíam sequer alguma placa indicativa. A atual gestão criou um layout mais moderno e atrativo que contém características e cores apropriadas para a leitura do banhista.

Além de indicar a propriedade ou não do local para banho, as placas têm ainda informações como o link para o site da Prefeitura e o telefone da Ouvidoria para denúncias.

Balneabilidade

A balneabilidade é um procedimento ambiental que avalia as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e aos esportes aquáticos quando ocorre o contato direto do banhista com a água, tanto no banho de mar como de lagoas. A qualidade da água de 17 praias do litoral vilavelhense é monitorada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Todas as sextas-feiras, a Coordenação de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente divulga, no site da prefeitura, o resultado das análises bacteriológicas colhidas. A partir dos resultados de análise laboratorial, os locais são classificados em “Próprios” ou “Impróprios” para banho, daí a importância da manutenção das placas.

Elas são alteradas de acordo com os resultados das análises microbiológicas realizadas, conforme instruções contidas na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000.

O mapa da balneabilidade das praias e lagoas pode ser acessado clicando AQUI.

 

Reprodução: PMVV