Piqueniques literários estimulam leitura com interação e muita diversão em Vila Velha

Piqueniques literários estimulam leitura com interação e muita diversão em Vila Velha

Escolas da rede municipal de Vila Velha estão realizando “Piqueniques Literários”, com o objetivo de estimular a prática da leitura de forma interativa, prazerosa e divertida, em contextos diferentes da sala de aula. Nesta segunda-feira (29), a UMEI Pedro Cavalieri envolverá todas as turmas, dos turnos matutino e vespertino, na ação. Além da troca de experiências, o evento englobará contação de histórias, com repertório variado e lanche compartilhado.

Entre os títulos que serão apresentadas estão “O monstro das cores”, “O sanduíche da Maricota”, “A lagartinha comilona” e o clássico “Chapeuzinho vermelho”. De acordo com a pedagoga da escola, Hayra Gonçalves, a proposta é transformar, neste dia, as áreas externas da unidade numa grande biblioteca ao ar livre, incentivando espontaneamente o contato dos alunos com as obras.

“Será um momento para que eles conversem e troquem experiências de leitura, além de promover a escuta de histórias, contos de fadas e narrativas animadas. A iniciativa consiste em inserir a leitura em espaços livres, onde essa prática aconteça sem uma obrigação, transformando-se em uma ação espontânea e prazerosa, contribuindo assim para a formação de leitores autônomos, reflexivos e críticos”, explicou.

O evento da UMEI Pedro Cavalieri faz parte das ações do projeto Festival Literário “Era uma vez”, que vem sendo desenvolvido ao longo do mês de maio, com envolvimento de toda a equipe pedagógica da escola, visando reforçar positivamente e valorizar o hábito da leitura, tão importante na alfabetização, por meio de novos estímulos e atividades lúdicas.

Piquenique no parque

O piquenique literário vem sendo realizado também por outras unidades de ensino de Vila Velha, como a UMEI Izabel Correa da Silva que, no dia 19 de maio, levou a iniciativa para o Parque Botânico da Vale. Além de lanche saudável, contação de histórias e até participação lúdica de personagens, as crianças puderam manusear livros de autores capixabas, em consonância com nosso projeto institucional da escola, aprendendo mais sobre a origem, a cultura e a diversidade do Espírito Santo.

A diretora da escola, Lylian Dias Monteiro, comemorou o sucesso da ação: “Foi uma manhã muito divertida e saborosa. As crianças se envolveram e amaram. A professora Maria Dorothea de Amorim Pitol realizou uma contação de histórias que encantou as crianças e tivemos também a participação da ‘Branca de Neve’, que abrilhantou ainda mais o passeio”, contou.

Piquenique virou parte do calendário

Na UMEF Juiz Jairo de Mattos, o piquenique literário passou a fazer parte do calendário da escola. O evento acontece uma vez por mês, com foco em despertar o gosto pela leitura nos alunos. A pedagoga Rosângela Pereira esclareceu que a ideia surgiu a partir de uma avaliação diagnóstica, que constatou o pouco contato com a literatura fora do contexto escolar.

“Pensamos em organizar um ambiente divertido e de forma confortável, onde as crianças pudessem ler sem compromisso de resolver atividades educacionais. Durante a ação, elas foram incentivadas a dar dicas de leitura, contar se gostou do livro e recontar a história lida”, disse.

Fonte : PMVV