Pacientes que tiverem sintomas da nova síndrome gripal também devem procurar a Unidade de Saúde

Pacientes que tiverem sintomas da nova síndrome gripal também devem procurar a Unidade de Saúde

No último final de semana, a procura pelos serviços de urgência e emergência (Pronto Atendimento) aumentou de forma expressiva em toda Região Metropolitana, inclusive em Vila Velha. No município houve um aumento de 50% na procura dos serviços de Pronto Atendimento. Desde a última sexta-feira (10), saímos de uma média de 550 atendimento/dia para mais de mil atendimentos nos PAs. Deste aumento, observa-se que a maioria dos pacientes apresentam síndrome gripal.

Por esse motivo, orientamos os pacientes que apresentam sinais e sintomas de síndrome gripal que busquem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Reforçamos a importância da vacinação para quem ainda não se vacinou contra a influenza. Para receber o imunizante, basta que o munícipe se reporte a uma unidade de saúde ou um dos pontos de vacinação, de posse de documentos como cartão do SUS ou CPF. Não é necessário agendamento para receber a vacina de Influenza.

Teste

Com o surto de influenza, consequentemente houve o aumento do número de testes realizados. Entretanto, não se observou aumento de casos de internação por síndrome gripal.

Espera por atendimento

Os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso e não por ordem de chegada. Assim, aqueles que são passíveis de atendimento nas UBS quando buscam pelos serviços de urgência e emergência (Pronto Atendimento) podem esperar por muito tempo, dependendo do fluxo de pacientes graves, como aponta o cenário atual.

O fluxo ocorre conforme estabelecido na classificação de risco de Manchester, que é de 2 horas para pacientes “verde”, ou seja, casos de menor gravidade, que podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Vacinação

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde e também nos pontos de vacinação de Covid-19, no Tartarugão e Vila Natalina, na Prainha. Importante destacar que a vacina de Influenza e contra Covid podem ser tomadas concomitantemente.

 

 

Reprodução: PMVV