Operação Tapa Buracos com horário estendido
A Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes de Vila Velha atua com todas as equipes em horário estendido, para minimizar os transtornos causados pelas chuvas que atingem a cidade nos meses de novembro e dezembro. A força tarefa para intensificar o trabalho de reparo nas vias conta com o reforço das regionais de manutenção e de três frentes de serviço da operação Tapa Buracos.
“Uma vez que as chuvas cessam e retornam de forma intermitente, os buracos que possuem água acumulada serão preenchidos com solo brita, até que o reparo possa ser feito com o tempo seco” – destaca a secretária da pasta, Menara Cavalcante.
Segundo Menara, a secretaria trabalha de forma preventiva, substituindo pavimentos que apresentam desgastes: “O asfalto, em sua composição, sofre com a ação do tempo (seco ou chuvoso) e com o tráfego intenso e pesado. Tem vias que não recebem melhorias há mais de 20 anos”, frisa a secretária.
Aliado ao serviço de recapeamento, as equipes de operação Tapa Buracos atuam nas vias, realizando os serviços paliativos para evitar acidentes. Além dos reparos com asfalto quente, o asfalto frio é utilizado em dias de chuva moderada, para tampar espaços menores e não empoçados.
A ruptura de manilha em rede de drenagem também causa buracos, conhecidos como “chupões”, pois o aterro cede e provoca o espaço vazio. Em casos assim, as equipes seguem realizando a sinalização, para posterior reconstrução com implantação de novo manilhamento e reparo no pavimento.
A população pode solicitar o serviço da operação Tapa Buracos pelo telefone da Ouvidoria Municipal, no 162. Vale ressaltar que os materiais empregados na reconstituição do calçamento chegam diariamente, conforme disponibilidade das empresas, devido à procura elevada por vários municípios.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.