Novos pontos de Coleta seletiva para descarte de vidro no município

Novos pontos de Coleta seletiva para descarte de vidro no município

Com o objetivo de ampliar o Programa Municipal de Coleta Seletiva, a Prefeitura de Vila Velha retomou a coleta exclusiva de vidros, na manhã desta quinta-feira (12). O primeiro contentor foi alocado na Curva da Sereia, na Praia da Costa.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, os contentores serão instalados em 13 pontos da cidade: “A novidade este ano é que alguns bares e estabelecimentos também poderão contar com a coleta exclusiva de vidro e terão os contentores próximos a locais de grande descarte de vidro”, explicou.

O vidro depositado nos PEV’s será recolhido e triturado por uma empresa parceira da Prefeitura, especializada em vidros, para em seguida ser reciclado e transformado novamente em garrafas e vasilhames, entre outros.

O que pode ser descartado?

Podem ser descartados somente garrafas de bebidas em geral, copos e taças de vidro, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de alimentos em geral.

O que não pode ser descartado?

Não pode vidro plano de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, pirex e similares, lâmpadas e blindex.

Além dos novos contentores de vidros (PEV´s), a população tem opções de descarte em várias regiões: os chamados Deixe Aqui. Localize um mais próximo da sua residência AQUI.

Conscientização

Além da instalação dos PEV´s de vidro na Curva da Sereia, houve também uma abordagem aos munícipes, estabelecimentos locais e ambulantes, para informar sobre a utilização correta do contentor.

A ação foi realizada pela Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos.

A coordenadora de Educação Ambiental, Manuela Batista, disse que a reciclagem de vidro é necessária, principalmente pelo longo tempo de decomposição que o vidro possui: “Vale lembrar que os contentores são de uso exclusivo para vidros, que não podem ser descartados nos contentores de lixo comum ou de material reciclável”, finalizou.

Reprodução: PMVV