Nova turma de agentes em operações táticas para atuar em Vila Velha
Agentes treinados em operações táticas e operação de armamento especializado: está formada a primeira turma da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Na manhã desta sexta-feira (5), no Ginásio Poliesportivo Tartarugão, 18 agentes da Guarda Municipal de Vila Velha concluíram a caminhada de qualificação que durou 26 dias e passou por preparação física, técnica, operacional, preparo psicológico, abordagem sociológica, atendimento psicossocial e ética.
A chegada em marcha, vindo da Praça de Coqueiral de Itaparica até o ginásio, emocionou os presentes, especialmente os familiares que acompanharam a cerimônia. O orgulho no olhar e na postura era por terem superado seus limites para conquistar aquele momento de vitória e a oportunidade de trabalhar ainda melhor pela segurança de Vila Velha.
Segundo a agente Hadassa Fiorot, a quinta melhor em toda a turma, o treinamento cobrou mais que força física, cobrou do psicológico. “Cada dia era uma superação diferente. Fomos testados pelo desgaste físico, do emocional, da dor. Muitas vezes estávamos sem aguentar, mas não abandonamos. Agora, quando estivermos nas ruas, tenho confiança naquele colega que estará do meu lado, porque ele fez o mesmo treinamento que eu. Estamos mais preparados tecnicamente, emocionalmente e intelectualmente”, contou.
O curso foi dado numa parceria com forças de segurança estaduais, como a Cia de Missões Especiais da Polícia Militar (Cimesp) e pela Diretoria de Operações Táticas da Sejus-ES. Esse é o primeiro de uma série de treinamentos e qualificações que serão ofertados aos agentes. O planejamento é, ao longo do ano, estender treinamento a todos os guardas, além de equipar melhor a tropa.
Prestigiaram o evento representantes das forças de segurança pública das polícias Militar e Civil, vereadores representando a Câmara Municipal e parte do secretariado municipal. O prefeito Arnaldinho Borgo, que acompanhou de perto algumas atividades durante o treinamento dos agentes, afirmou que a formatura dos agentes operacionais representa novos tempos na segurança municipal. Tempo do diálogo, investimentos e de exemplo.
“A palavra motiva, mas o exemplo arrasta. Esse exemplo já parte de nós, por dialogar com a nossa Guarda, caminhar ao lado deles, liderar com gestos e atitudes e entregar investimentos como novas viaturas e armamentos, que vão dar melhores condições para os nossos azuis cuidarem da cidade. Falo como cidadão também, tenho orgulho de estar ao lado deles”, comemorou o prefeito.
Equipamentos
Além dos agentes mais bem treinados, a ROMU irá para as ruas em duas viaturas doadas pela Sejus-ES ao município, totalmente reformadas. Também terão à disposição armamentos longos, como carabinas e escopetas, além de escudos e armas não-letais. Outras 300 pistolas estarão disponíveis para toda a Guarda Municipal nos próximos dias.
A comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, explicou que o objetivo é preparar melhor todo o grupo. “O nosso objetivo é dar um apoio mais robusto a situações que pedem uma abordagem mais preparada. Esta equipe treinada, junto aos novos armamentos, preparam toda a Guarda Municipal de Vila Velha, que continuará sendo treinada com novidades e o que há de melhor para a segurança pública”. Ela ainda antecipa: “Já temos a primeira operação estruturada e com data para acontecer”.
Fonte/Foto: reprodução PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.