Maio Amarelo tem campanha pela redução de acidentes e da violência no trânsito
No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Maio Amarelo, campanha mundial pela redução dos acidentes e da violência no trânsito. Nesta terça-feira (11), exatos 10 anos depois, a Prefeitura de Vila Velha abre a campanha de 2021 na cidade, com o objetivo de transformar a realidade na cidade e reduzir acidentes, feridos e óbitos.
Segundo dados do Departamento Médico Legal (DML), em pesquisa repercutida em veículos de imprensa, no ano de 2020 Vila Velha registrou 4.235 acidentes de trânsito. Para baixar esse número, em atenção à campanha nacional de segurança para o trânsito, a Secretaria de Defesa Social e Trânsito, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal de Vila Velha, iniciou o “Maio Amarelo”, com o tema: No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas.
A campanha promoverá ações de abordagens a condutores, passageiros e pessoas que passarem pelos pontos das blitze educativas, onde serão entregues folders informativos com dicas de segurança e prevenção a acidentes. Prédios públicos serão iluminados com a cor amarela, em sinal de atenção e referência ao trânsito e palestras serão realizadas em empresas privadas e escolas da rede municipal de ensino. A primeira ação já aconteceu na manhã desta terça, no local do evento de abertura, com abordagem a motoristas e pedestres.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, o vice-prefeito, Victor Linhalis, e o secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, além de representantes do legislativo municipal, do Detran, do Samu e da Polícia Militar. A integração das ações em prol da segurança foi a tônica dos discursos.
O prefeito lembrou que a Guarda e o setor de trânsito estão recebendo investimentos, tanto de infraestrutura quanto de tecnologia, que irão imprimir maior qualidade no serviço de cada um deles: “Hoje, estamos começando esta campanha que busca a segurança no trânsito, o que converge com a busca por uma cidade mais ordenada. Para isso, temos investimentos em nova sinalização, como na Glória e na orla, mas também a valorização da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, com investimentos que vão desde a recuperação das viaturas até a implantação da Muralha Inteligente, uma ferramenta incrível na busca por veículos furtados”, comentou Arnaldinho Borgo.
O tenente-coronel Geovanio Ribeiro reforçou a importância da ação, alertando para os números: “Em 2020, vimos uma cidade com mais de 4.200 acidentes e 51 vítimas fatais. Precisamos mudar esta realidade e o Maio Amarelo é o momento de conscientizarmos a todos que cada um é responsável por um trânsito mais humano, cordial e seguro”, afirmou.
Programação:
11 de maio – abertura e blitz educativa – Praça Duque de Caxias, Centro
9h30 às 12h
13 de maio – blitz educativa – Shopping Boulevard
10h às 16h
15 de maio – blitz educativa – Praça dos Ciclistas
8h às 12h
18 de maio – blitz educativa – Avenida Álvares de Azevedo, Cidade da Barra
8h às 12h
20 de maio – blitz educativa – Shopping Vila Velha, Divino Espírito Santo
10h às 16h
22 de maio – Av. Champagnat / Av. Antônio Gil Veloso – Praia da Costa
8h às 12h
25 de maio – Praça de Vale Encantado
8h às 12h
Reprodução: Prefeitura Municipal de Vila Velha
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.