Município registra queda de homicídios e crimes na atual gestão
Com a marca das ações integradas voltadas à segurança pública em Vila Velha, foi realizada na manhã desta segunda-feira (24) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Essas ações têm gerado redução nos índices de criminalidade na cidade, principalmente aqueles ligados ao patrimônio. Também foram pautados assuntos que estão em andamento, como implantação de novos sistemas e tecnologia a serviço da segurança pública na cidade.
Presidida pelo prefeito de Vila velha, Arnaldinho Borgo, e coordenada pelo Secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovânio Ribeiro, o encontro reuniu os principais atores da segurança pública, além de secretários municipais. Realizada de forma híbrida, alguns estiveram na sala de reuniões do gabinete, enquanto outros participaram via videoconferência, como medida de segurança sanitária.
O tenente-coronel Geovânio ressaltou a importância da retomada do GGIM, como forma de marcar e organizar a metodologia de trabalho integrada que já está sendo aplicada na cidade: “Com todos os atores de segurança pública envolvidos, sincronizamos as ações nas diversas áreas do serviço público, permitindo que todos contribuam. Uma escola que está num local vulnerável, por exemplo, precisa tanto da garantia da mobilidade, de iluminação, muitas vezes da Assistência Social, mas na segurança a Guarda Municipal e as outras forças de segurança, inclusive com possibilidade de participação até do judiciário, forças armadas, Ministério Público pode ajudar naquele contexto, também se tornam essenciais para o pleno acesso dos alunos e responsáveis”, analisa o gestor.
O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou os números positivos nos quatro primeiros meses e falou sobre o investimento que a cidade está fazendo para se tornar mais moderna e eficiente, com reflexos na segurança das pessoas.
“Vila Velha diminuiu nesses primeiros meses mais de 30% dos roubos em estabelecimentos comerciais, mas vamos avançar ainda mais. Acredito que a Muralha Eletrônica vai ajudar o serviço de todas as forças de segurança, não só no furto e roubo de veículos, mas no monitoramento das ações criminosas como um todo. Em breve, estaremos também com videomonitoramento mais moderno e com a tecnologia de ponta, identificação facial, se o cidadão está armado ou não. Isso tudo além da PPP de iluminação pública, que transformará Vila Velha numa cidade inteligente e referência no nosso país”, pontuou o prefeito.
Entre os números mostrados pelo secretário Geovânio, além da redução de roubos a estabelecimentos, a cidade registrou queda nos seguintes crimes:
• -26,8% de furto e roubo de veículos
• -31,2% de roubo à pessoa em via pública
• -55,6% de roubo em transporte coletivo
• -33,6% de roubo em estabelecimento comercial
• -51% de homicídios
(Dados da transparência do site da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo)
As ações mais importantes para esta redução contaram com atuação conjunta, casos da Operação Hefesto, da Fiscalização Integrada do Combate à Covid-19, Operação Carnaval, Vila Velha Social, Operação Cavalo de Aço, entre outras. A Prefeitura conta também com o trabalho cada vez mais próximo da Guarda Municipal com a população, tendo em vista a criação do Projeto Guarda na Comunidade, que circulará em todos os bairros da cidade até dezembro.
Integração
Participaram da reunião o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Ramalho, além dos comandantes do 4º Batalhão e da 13ª Cia Independente da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, a Marinha e o Exército. Também estiveram presentes ou conectados pela videoconferência o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lorenzutti, os secretários de Assistência Social e Tecnologia da Informação.
Reprodução: PMVV
Foto: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.