Multicanal: E-commerce representa mais de 8% da internet no Brasil
O consumidor brasileiro agora é multicanal. Isso significa que, principalmente pelos efeitos da pandemia, as pessoas tiveram que aprender a se relacionar com as marcas através da internet, aumentando de forma expressiva o número de empresas que migraram para o comércio eletrônico.
Só em 2020, 13 milhões de novos consumidores passaram a utilizar o comércio eletrônico, um crescimento de 29% em relação ao ano anterior. Segundo os dados da 43ª edição da pesquisa Webshoppers, realizada pela EBIT| Nielsen em parceria com a Bexs, o faturamento das lojas virtuais atingiu um recorde histórico: 87 bilhões de reais em vendas, o que representa 41% de crescimento em relação a 2019.
Com o crescimento rápido e significativo deste mercado, as empresas que atuam no comércio eletrônico precisam aprimorar suas estruturas e as tecnologias capazes de melhorar a experiência de compra e aprimorar a segurança, incentivando cada vez mais o consumo digital.
De acordo com o levantamento da Betalabs, em 2020 houve um aumento de 120% na utilização de plataformas de comércio eletrônico no Brasil. Além disso, o e-commerce já é responsável por 8,48% do total de sites na internet brasileira, índice que em 2015 representava 2,65%, segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, realizada pelo PayPal Brasil em parceria com a Big Data Corp.
Empresas que experimentam esse rápido crescimento de mercado buscam maneiras para darem conta da nova demanda. Entre elas, a otimização da operação com investimento em plataformas com tecnologia avançada que refletem em vantagens na redução de custos com infraestrutura dedicada, aumento da performance da equipe de tecnologia, além de melhorar a experiência de compra dos clientes.
Reprodução: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.