Morro da Manteigueira: O.S. para cercamento acontece nesta quinta (23)
Na próxima quinta-feira (23), às 8h30, o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo assina a Ordem de Serviço para cercamento do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado no bairro da Glória. Na ocasião, também será apresentado o Projeto de Requalificação da Unidade de Conservação.
O objetivo do cercamento é controlar a entrada fora do horário de funcionamento do parque e o mal uso da área. O parque já conta com o serviço de vigilância patrimonial noturna e durante o dia a segurança é garantida pelo monitoramento de uma equipe de servidores da Prefeitura de Vila Velha. Além disso, existe uma base da inspetoria ambiental da guarda municipal que contribui com a segurança do local.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira também é um importante espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município.
“Vila Velha possui um enorme potencial para a conservação ambiental e para o turismo ecológico e a estruturação dos parques será um enorme ganho para o desenvolvimento sustentável da cidade”, lembrou.
Os projetos para reestruturação dos parques urbanos e unidades de conservação do município são prioridades da atual gestão, que visa atender a população canela verde e os turistas, proporcionando espaços de lazer em contato com a natureza, ao mesmo tempo em que beneficia a preservação destes ambientes naturais.
A execução das obras no Morro da Manteigueira fazem parte do financiamento do Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais em Vila Velha, através de empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento relacionado ao Tratado da Bacia do Prata.
Sobre o Parque
O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira (PNMMM) está situado no bairro Glória em Vila Velha, ES. Criado a partir da Lei Municipal nº 4105/2003, possui uma extensa área de 168 hectares que abriga um importante fragmento de Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados como brejos e o manguezal na foz do Rio Aribiri.
A diversidade natural existente no local potencializa ainda mais a valorização do Parque como um instrumento do processo formativo de alunos, cidadãos ou visitantes que frequentam o espaço. Ou seja, o Parque possui um enorme potencial para a educação ambiental, turismo, qualidade de vida para os visitantes, além de todas as funções ecológicas que este fragmento de Mata Atlântica exerce em meio à um contexto urbano.
O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira funciona de terça-feira á domingo, no horário das 8 horas às 17 horas.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.