Mochilas para crianças de projeto social são produzidas por internos do sistema prisional

Mochilas para crianças de projeto social são produzidas por internos do sistema prisional

Internos que atuam no projeto “Reetornar – Reeducando com retorno de matérias recicladas” da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV 2) acrescentaram mais um item à linha de produção na fábrica têxtil. Duzentas mochilas que foram entregues às crianças de um projeto social no bairro Morada da Barra, também no município de Vila Velha, foram produzidas por 30 reeducandos que participam do projeto.

Os itens foram confeccionados com retalhos de tecidos, recebidos de uma empresa parceria, e outros materiais reciclados. O diretor da unidade, Bruno Nienke Machado, conta que as mochilas se somam às camisas, calças, lençóis, máscaras e camas para pets, itens confeccionados pelos 180 internos que atuam em projetos na fábrica da unidade.

“Essa é mesmo uma oportunidade de aprender um ofício e poder atuar como um profissional da área têxtil. Além de aprender corte e costura, estoque, produção, logística e a operação do maquinário, frequentemente, incentivamos o uso de práticas sustentáveis. Os materiais produzidos são doados para pessoas em situação de vulnerabilidade e instituições beneficentes”, destaca Bruno Nienke.

Conforme prevê a Lei de Execução Penal, todos os internos que trabalham nas fábricas do sistema prisional têm direito à remição da pena. Com isso, a cada três dias trabalhados, um dia é abatido na pena a ser cumprida.

 

 

Reprodução: Governo do ES