Lei Maria da Penha: 15 anos da lei são lembrados em ato de conscientização no município

Lei Maria da Penha: 15 anos da lei são lembrados em ato de conscientização no município

Para lembrar os 15 anos da criação da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Guarda Municipal, realizou uma ação de conscientização e divulgação dos canais de denúncia, que funcionam como rede assistencial à mulher vítima de violência doméstica. Numa blitz educativa, o trânsito foi desviado para entrega de panfletos de orientação e informação. O mesmo aconteceu com os pedestres que circulavam na região.

O evento aconteceu na Praça Duque de Caxias, Centro, por ser um local de grande movimentação. O objetivo era alcançar o maior número de pessoas, para conscientizar que é dever de todos interferirem quando souberem de possíveis casos de violência doméstica.

“Em briga de marido e mulher a gente mete a colher sim, e denuncia! É para dizer isso e mostrar ao cidadão o que é ofertado pela rede de assistência municipal, que visa garantir a segurança das mulheres em Vila Velha”, explicou a subsecretária de Assistência Social Márcia de Oliveira Barcelos.

Ela cita ainda a importância da conjunção de esforços dos entes que atuam nesta frente, junto à Secretaria de Assistência Social. Fazem parte o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Vila Velha (COMDDIM), o Conselho de Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e a Guarda Municipal.

Hoje, os canais de assistência e denúncia são os telefones 180, 181,190 e 162 (Ouvidoria), além do número da Central da Guarda Municipal, 3219-9929.

A Guarda, que também atuou em apoio no evento, fazendo o desvio do trânsito, mas está no dia a dia da rede de combate à violência doméstica. No início do ano, criou a Inspetoria da Mulher, responsável para atender casos de denúncia de qualquer tipo de agressão ou descumprimento de medida protetiva. A Coordenadora Psicossocial da Guarda Municipal, Mariana Veronesi, explicou que “o papel da inspetoria foi também de ampliar a capacidade de atendimento, preparando e qualificando todos os guardas a atuarem num possível caso de violência doméstica”, comentou.

Reprodução: PMVV