Início das obras da ponte da Rua Vasco Coutinho, na Barra do Jucu

Início das obras da ponte da Rua Vasco Coutinho, na Barra do Jucu

Demanda antiga dos moradores da Barra do Jucu, a construção da nova ponte da Rua Vasco Coutinho, que passa por cima do Canal do Congo, começou na semana passada, com a retirada da estrutura antiga e que colocava em risco a segurança de quem utilizava a via. A obra, executada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, tem investimento de R$ 1.147.104,00, e prevê o alargamento da ponte com duas faixas e calçadas, a ser utilizada por veículos automotivos, pedestres e ciclistas, além de intervenções que vão facilitar o escoamento da água da chuva pelo Canal do Congo. O prazo de execução é de 180 dias.

A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, esteve no local e destacou a importância dessa ponte para o bairro, por ser um elo de ligação na Barra do Jucu, e por passar também sobre o canal.

“O Canal do Congo é importantíssimo para a drenagem do município e, principalmente, de toda a Região 5, com a água das chuvas escoando por ele. Essa obra vai ajudar na ampliação da passagem da água, diminuindo e combatendo os alagamentos, e vai melhorar a circulação dos pedestres, ciclistas e veículos que passam pela região”, explicou.

Ponte da Madalena

Além dessa ponte, a da Madalena, também na Barra do Jucu, vai ser reconstruída. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no dia 1º de novembro deste ano pelo prefeito Arnaldinho Borgo, e a empresa deve dar início ao serviço de reconstrução da Ponte da Madalena e urbanização do entorno até dezembro.

A Ponte da Madalena tem 93,41 metros de extensão, mas a obra prevê 218,78 metros de intervenção total, com a construção de dois mirantes e iluminação especial, já que envolve área de preservação ambiental. A nova Ponte da Madalena será usada só por pedestres e ciclistas. Investimento de R$ 11.183.547,02.

Vale destacar que a Ponte da Madalena vai interligar a comunidade ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, de 346 hectares, que também está em obra e passará a ser referência em Vila Velha para educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente da cidade.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.