Iniciativas de Saúde na Barra do Jucu Recebem Reconhecimento em Edital
A Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Barra do Jucu teve quatro projetos contemplados no edital de Boas Práticas em prevenção ao uso de drogas, em cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas e em reinserção social, do Governo do Estado.
São projetos que buscam dar acolhimento ao público adulto e também infantil, melhorando a qualidade de vida dos mesmos e de todos ao seu redor. Um desses projetos é o “Escrita criativa: educação popular na prevenção do uso de álcool e outras drogas com crianças”, que visa tornar as crianças mais participativas e protagonistas do cuidado em saúde, com a participação de pais e familiares.
Outro pilar importante destacado é a manutenção da saúde mental, tão importante quanto a física. Esse fomento é destacado em projetos como o “Novos horizontes: fitoterapia e outras práticas integrativas como ferramenta de promoção de saúde mental”, que tem o intuito de reduzir o uso medicamentoso em pacientes que utilizam psicofármacos; e no “Congo e culturas capixabas enquanto práticas de redução de danos e cuidado em saúde mental”, que busca implementar um plano de trabalho que envolve o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, fomentando o respeito às diferenças utilizando a cultura popular capixaba, em especial o congo, como ferramenta de cuidado e suporte social enquanto fator de promoção à saúde, prevenção e cuidado a adolescentes e seu entorno sociofamiliar. A iniciativa é uma parceria da Unidade de Saúde da Barra do Jucu com o Caps-AD.
Yoga e arteterapia
A abordagem terapêutica através da yoga e da arte é o foco do projeto “Dependência: yoga e arte como caminho”, que propõe implementar a Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) destas duas habilidades na UESF da Barra do Jucu no grupo de apoio à cessação do tabagismo proposto pelo INCA/MS e que já está inserido no processo de trabalho da equipe de saúde.
“A aprovação de quatro projetos, entre tantos outros, mostra que estamos no caminho certo na identificação da melhor forma de promover melhor qualidade de vida aos moradores da nossa comunidade. Vamos seguir elaborando planos de ações que possam suprir as necessidades da região, garantindo mais saúde a todos ao nosso redor”, declara a coordenadora da UESF, Luana Castro.
Cada iniciativa receberá um incentivo de R$ 40 mil (bruto) para a sua implantação no decorrer do próximo ano.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.