Guardas Municipais Preparam-se Contra Atacantes Ativos em Treinamento
Agentes da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) e das Guardas Municipais de Itaperuna e de Campos, ambas do estado do Rio de Janeiro, estão participando do curso Intervenção contra Agressor Ativo. A instrução visa capacitar os agentes para ações em possíveis ataques nas escolas, contribuindo para a segurança das comunidades escolares.
O treinamento, realizado no Centro de Operações da Guarda Municipal de Vila Velha (COVV), está sendo ministrado pela equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O curso começou nesta segunda (16) e vai até quarta-feira (18). A cada dia, uma turma diferente de 35 agentes participa do curso.
A instrução está dividida em duas partes fundamentais, sendo uma abordagem teórica e outra prática. “O curso tem como foco preparar os agentes para agir em possíveis ataques em escolas. Eles são treinados com técnicas básicas de entrada e combate em ambiente confinado”, explica o inspetor da ROMU, Ramon Afonso.
Segundo a comandante da Guarda de Vila Velha, Landa Marques, o curso é uma etapa fundamental na preparação dos agentes. “Nosso primeiro pilar foi oferecer um recurso para que as escolas possam acionar imediatamente a GMVV. Implementamos o SOS Escola e depois treinamos as chefias. Agora estamos capacitando o restante da corporação e os agentes de outros municípios”, destaca.
A capacitação dos guardas municipais de Itaperuna e de Campos representa um passo importante, explica a comandante da GMVV. “Hoje, estamos expandindo os conhecimentos, estamos capacitando outras instituições para lidar com situações de crise. A colaboração entre os municípios e a dedicação à segurança pública demonstram o compromisso de proteger a comunidade escolar e garantir um ambiente de aprendizagem seguro”, ressalta Landa.
Conforme o agente de Itaperuna, Fábio Rampazio, a participação na instrução é de suma importância. “Essa capacitação nos fornece novos conhecimentos e técnicas que aumentam a segurança em nossas ações, permitindo-nos oferecer serviços de maior qualidade à comunidade”, afirma.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.