Guardas Municipais iniciam curso de formação de Motociclista Batedor

Guardas Municipais iniciam curso de formação de Motociclista Batedor

Doze agentes da Guarda Municipal de Vila Velha estão participando do curso de formação de Motociclista Batedor. O curso vai até sexta-feira (08) e está sendo ministrado por quatro agentes da própria Guarda Municipal, que fazem parte da ROCAM – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas.

O curso é dividido em teoria e prática. Na última segunda-feira houve a instrução teórica, quando os agentes ficaram o dia inteiro na sala de aula, no Centro de Operações Vila Velha (COVV). A segunda parte do curso é a prática, que é realizada pelas ruas de Vila Velha.

Durante o curso, os agentes estão aprendendo técnicas essenciais para garantir a segurança no trânsito. Eles também estão aprendendo como conduzir a motocicleta de forma protetora e consciente, avaliar riscos e antecipar situações perigosas. Além disso, estão tendo técnicas de pilotagem avançada, quando aprendem a realizar manobras precisas como zigue-zague, desvio de obstáculos e frenagens de emergência.

“Os motociclistas batedores são responsáveis por abrir caminho e garantir a segurança em comboios de veículos, como em escoltas, carreatas ou desfiles. A Guarda Municipal já fez várias escoltas e segurança de autoridades.  Já temos um grupo de motociclistas batedores e agora estamos formando novos agentes. Esse curso é importante para garantir a segurança, adquirir habilidades avançadas de pilotagem e desenvolver habilidades de trabalho em equipe”, afirmou a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques.

O curso está sendo ofertado pela Academia de Ensino da Guarda Municipal de Vila Velha e o inspetor da ROCAM, George Wildner, e um dos instrutores do curso.

“O curso de Motociclista Batedor tem por objetivo qualificar os integrantes da ROCAM para atuarem como batedores em operações de escolta. A escolta realizada com motociclistas batedores é realizada por meio do fechamento de vias, deixando o trânsito livre para o deslocamento do objeto da escolta, que pode se tratar de veículos de autoridades, cargas especiais ou indivisíveis, corridas rústicas, entre outros”, ressaltou Wildner.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha