Guarda Municipal de Vila Velha forma mais uma turma do projeto Anjos da Guarda
A cerimônia foi realizada na quadra da escola UMEF Pedro Herkenhoff, em Cobilândia.
A última formatura do ano do projeto “Anjos da Guarda”, da Guarda Municipal de Vila Velha, aconteceu nessa quinta-feira (29). A cerimônia foi realizada na quadra da escola UMEF Pedro Herkenhoff, em Cobilândia.
Os 80 alunos, dos 6º anos, que participaram do projeto receberam os certificados das mãos do Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, da Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, e dos agentes que fazem parte do corpo docente do projeto. Além deles, a cerimônia contou com a participação especial da mascote da GMVV, a cadela Carabina.
O projeto contempla aulas ministradas por instrutores da Guarda Municipal, em que os alunos aprendem sobre a educação no trânsito, meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, combate ao bullying, entre outros temas. As aulas são lúdicas e os adolescentes recebem uma cartilha com exercícios, que são realizados gradativamente conforme o andamento das aulas.
A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, comentou sobre a participação dos alunos:
“Os alunos foram participativos. No início do projeto uma turma deu mais problema, mas depois os alunos mudaram o comportamento e ficaram disciplinados. Esse certificado não é apenas um pedaço de papel, ele representa muito mais. O Projeto Anjos da Guarda tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, pois vai além da sala de aula e aproxima os estudantes de questões práticas de cidadania e segurança pública”, ressalta
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, frisa sobre a importância do projeto. “Esse projeto está no coração da Guarda Municipal de Vila Velha. Ele visa transformar vidas, pois estamos plantando uma sementinha hoje, para colhermos no futuro”, frisou.
A aluna Tereza Rezende, vencedora da melhor redação, relatou como foi participar do projeto:
“Gostei muito das aulas. Minha turma, por causa de alguns alunos, foi expulsa do projeto. Depois de um tempo tivemos uma nova chance de voltar. Confesso que a minha aula preferida foi sobre trânsito. Além de muito divertida, aprendi muita coisa. No final do projeto fomos à base da Guarda, onde pude falar pelo rádio com os agentes. Além disso, conhecemos a cachorrinha”, afirmou.
A diretora da escola, Renata Barbatto, elogiou o trabalho da Guarda Municipal. “Esse projeto é belíssimo e de suma importância para a sociedade. A porta da unidade está abertas para que novas turmas possam ser formadas. Tenho certeza que os alunos estão saindo do Anjos da Guarda transformados”, afirma.
“Os alunos também aprendem sobre direitos humanos e valores, que fazem parte da formação de cada um. Trazer esses valores para dentro da sala de aula é extremamente importante. Além disso, aproxima a Guarda Municipal deles. Hoje concluímos a última turma do projeto Anjos da Guarda em 2024. Estamos trabalhando para levar o projeto para outras unidade em 2025 e para que outras crianças e adolescente possam ter essa experiência”, explicou o inspetor Ricardo Saibert, da Inspetoria Escolar.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)