Furtos em Vila Velha são reduzidos após 29 edições da Operação Hefesto

Furtos em Vila Velha são reduzidos após 29 edições da Operação Hefesto

Implantada pela Prefeitura de Vila Velha em janeiro de 2021, a Operação Hefesto já chegou a 29 edições, alcançando todos os estabelecimentos que comercializam sucatas na cidade. Esta ação é parte do que justifica a queda nos índices de furto a estabelecimentos e a residências na cidade. Segundo dados do Observatório Estadual de Segurança, em 2018 foram registrados 2.070 casos e, ano a ano, houve queda, chegando a 2022 com 951 casos registrados.

A Operação Hefesto, além de buscar coibir a ação daqueles que retiram cabos e fios tanto em postes, nos casos de telefonia, quanto os de energia elétrica, de residências e comércios, tem objetivo de atuar com receptadores. Ao todo, 51 sucatões foram fiscalizados, vários reiteradamente. Atualmente, há 23 desses notificados, quatro interditados e dois multados. Um deles teve o processo de licenciamento ambiental iniciado posteriormente à interdição indeferido e um processo será encaminhado ao Ministério Público ainda nesta sexta-feira (8).

Estes dados foram apresentados no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), na sede da Prefeitura, reunindo atores de todos os campos envolvidos. Pela Prefeitura, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro e a subsecretária da Guarda Municipal e comandante Landa Marques, além de responsáveis pelas secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e fiscais de Posturas, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu o encontro, apontou que este é um assunto que tem sido tratado com dedicação na cidade e citou os avanços alcançados.

“Nós modernizamos a legislação, que ficou mais rigorosa com os proprietários de ferros-velhos que estiverem comprando material ilícito. Apertamos a fiscalização, mas também reforçamos nossa rede de assistência social, com a reabertura de equipamentos para ampararem as pessoas em situação vulnerável. Porém, o que queremos é continuar avançando, com outras medidas e o empenho de todos”, disse o prefeito.

O secretário Geovanio Silva Ribeiro explicou que o GGIM é o fórum para tratar dessas políticas que demandam um esforço conjunto da segurança pública.

“Acredito que este é um problema que afeta todas as instituições aqui representadas, e somente juntos conseguiremos melhorar nos próximos meses. Por isso é importante a participação do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, das operadoras de telefonia e dos fiscais, que fizemos questão que participassem hoje”, explicou.

Além dessas instituições, também participaram a Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral Municipal e Agência Brasileira de Inteligência. A próxima reunião do GGIM será no dia 4 de agosto.

 

Fonte: PMVV